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Identificação do problema

Problema: s.m. Questão ou circunstância cuja resolução é muito difícil de se realizar; situação muito complicada de se resolver; o que não se consegue lidar nem tratar: problemas ambientais; problemas psicológicos.

O problema, quando surge, faz com que se queira resolvê-lo de todo modo. Isso capacita à busca de alternativas, raciocínio, ação, estudos, perguntas e etc.

No dia a dia, surgem situações que arremetem tal foco:

Pessoal

  • Deixei o rádio do carro ligado e a bateria acabou.
  • Meu filho precisa melhorar a nota em Gramática.
  • Fiz dieta durante a semana inteira e não perdi um grama!

Profissional

  • A empresa em que trabalho foi vendida. Será que vai haver demissões?
  • Um curso de MASP será de valia para meu trabalho?
  • Em uma situação problema, sem que se perceba, um processo é constituído. Planeja-se, executa-se, verifica-se e tem-se a ação de monitoramento.

Note a situação de um problema mecânico no carro:

Planejar:

  1. Ligar para mecânico, guincho ou seguradora e levar para um lugar especializado.
  2. Receber a confirmação do problema e sua identificação.
  3. Pedir um orçamento e data estimada para entrega.
  4. Elaborar um plano de ação para o pagamento do serviço, já que não estava planejado, e a utilização de outro veículo substituto no tempo estimado para a entrega do serviço.

O plano de ação pode conter os seguintes quesitos:

Pagamento:

  • Resgatar parte de um investimento, ou;
  • Utilizar o cartão de crédito com pagamento parcelado, ou;
  • Empréstimo pessoal.

Veículo:

  • Acionar carro reserva no seguro, ou;
  • Criar uma rotina utilizando outro carro que já possui, ou;
  • Utilizar um táxi, ou;
  • Utilizar o transporte público.

Execução: Seguir todos os passos escolhidos no plano de ação.

Verificação:

  1. Contabilizar as consequências da forma de pagamento.
  2. Colocar o veículo em funcionamento para o uso.
  3. Responder questões referentes a qualidade do serviço.
  4. Ficar atento as garantias dos produtos e dos serviços.

Ação: Se todas as expectativas forem bem-sucedidas o padrão estará estabelecido, caso contrário, um novo planejamento deverá ser estabelecido.

Instrutor Christiano Santos Andrade
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda