O estudo da Confiabilidade Humana é uma consequência da mensuração da Confiabilidade dos equipamentos. Nesse contexto admite-se que o homem falha, e que estas falhas podem ser classificadas e quantificadas.
Confiabilidade Humana é definida como a probabilidade de que não haja falha na execução de uma tarefa requerida em um determinado período de tempo, sob condições apropriadas e com recursos disponíveis.
O fundamento da confiabilidade humana é que não existe pessoa que não falha, muito ou pouco, no cumprimento de uma tarefa.
O esperado, em relação às pessoas, é que em contraposição aos equipamentos que se deterioram com o passar do tempo, a aptidão, o treinamento, a experiência e a idoneidade das pessoas façam com que as falhas humanas diminuam ao longo do tempo.
A frase “Errar é humano, repetir o mesmo erro é burrice” é uma premissa de que:
- As falhas podem ser previstas e quantificadas.
- A exata qualificação para o exercício das funções é o quesito fundamental para o bom desempenho operacional na organização.
CLASSIFICAÇÃO DAS FALHAS HUMANAS
As Falhas humanas podem ser classificadas em Erros e Transgressões, que ocorrem durante a execução das ações.
Os Erros podem ser classificados em Deslizes e Enganos e as Transgressões em Intencionais e Não intencionais.
A estratificação dos erros e transgressões ajuda a facilitar a organização das ocorrências dos eventos em um banco de dados.
1. Classificação dos Erros
São subdivididos em Deslizes e Enganos. Constituem a maior parte das falhas humanas, pois dependem fundamentalmente da capacidade para executar a tarefa, do estresse, das condições ambientais e sociais, da motivação na execução da ação, e outros fatores.
- DESLIZES
Ocorrem de forma aleatória, a capacidade requerida para a execução da ação não é um fator para a não ocorrência de tal fato. A totalidade da capacidade de execução dificilmente é atingida, ou pela natural complexidade das tarefas, ou pela natural dificuldade humana de manter a concentração por um longo período de tempo.
As causas de não se atingir o máximo de capacidade podem ser dadas por:
- Estresse: deve ser diferenciado do cansaço, por meio de ações prolongadas, em ambientes inadequados ou jornadas prolongadas. O envelhecimento do corpo e mente é outro fator para a indução dos Deslizes.
- Inaptidão: física ou mental, causa da maioria das falhas humanas para tarefas não apropriadas com as capacidades inatas da pessoa, independentemente de sucessivos treinamentos.
- ENGANOS
Correspondem a falhas humanas na execução específica de determinadas ações que possuem padrões e/ou Normas estabelecidas.
As principais causas dos Enganos correspondem às condições:
- Inaptidão: física ou mental, causa da maioria das falhas humanas para tarefas não apropriadas com as capacidades inatas da pessoa, independentemente de sucessivos treinamentos.
- Ausência de treinamento: aprendizagem insuficiente ou não apropriada.
- Falha no Diagnóstico: consequência da Ausência de treinamento ou devido a aspectos Cognitivos.
2 Classificação das Transgressões
São correspondentes a falhas comportamentais, classificadas em Intencionais e Não intencionais.
Devem ser separadas dos Erros para as análises quantitativas, pois são fundamentadas em fatores difíceis de serem identificados, problemas realmente humanos, não havendo relação entre a capacidade física e mental para a execução da tarefa.
As Transgressões existem em seres vivos, por exemplo, animais que não seguem regras por acreditarem na impunidade da ação ou por desconhecerem as consequências de seus atos.
- TRANSGRESSÕES INTENCIONAIS
Ocorrem devido a certeza da impunidade ou uma leve sanção da ação praticada. O transgressor tem plena consciência da ação, e são advindas aos seguintes fatores:
- Falta de responsabilidade, a pessoa acredita que a consequência do ato será transferida a outra pessoa ou organização (sindicato, partido político, etc.).
- Esperteza e Ambição, por julgar que a ação passará despercebida e obterá ganho pessoal, correspondendo geralmente a “Lei de Gerson”.
- TRANSGRESSÕES NÃO INTENCIONAIS
As principais ocorrências são devidas à falta de conhecimento das regras inerentes à tarefa ou ao comportamento esperado no decorrer das ações, geradas por:
- Motivos culturais e sociais, em ambientes diferentes de sua vivência anterior. Por exemplo, jogar lixo no chão do ambiente de trabalho, quando anteriormente viveu em locais sujos e degradados.
- Julgamento equivocado as consequências de suas ações, a pessoa não possui discernimento do que é correto e adequado.
Instrutor Christiano Santos Andrade
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda