A metodologia 10S é uma abordagem de gestão que visa aprimorar a organização e a eficiência nos locais de trabalho. Ela foi desenvolvida no Japão e é amplamente utilizada em empresas de manufatura, mas também pode ser aplicada em outros setores e ambientes.

Inicialmente, no boom dos programas da qualidade total dos anos 90, surgiram os 5 primeiros S que foram acrescidos ao longo das últimas décadas de mais 5 S, todos referindo-se a dez palavras japonesas começadas pela letra S.

Vamos conhecer os cinco primeiros:

  1. SEIRI (Senso de Utilização): Identificação de materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando, ou dando a devida destinação àquilo que é considerado irrelevante ao desenvolvimento das atividades;
  2. SEITON (Senso de Ordenação): Após feita a atividade do senso de utilização, o que sobrou deve ser arrumado. O Senso de Ordenação tem como objetivo principal a simplificação, sendo que os materiais devem ser colocados em local de fácil acesso, para que a organização seja facilitada;
  3. SEISOH (Senso de Limpeza): Consiste em deixar o ambiente de trabalho, equipamentos e materiais sempre limpos, devendo-se investigar as rotinas que geram sujeira, modificando-as. É importante que todos estejam envolvidos, para que o ambiente encontrado limpo seja deixado limpo para o uso de uma próxima pessoa;
  4. SEIKETSU (Senso de Saúde e Higiene): É a fase onde cuida-se da padronização e do ambiente psicológico da empresa. Significa preocupar-se e cuidar do asseio e da aparência pessoal; é conservar a higiene, tendo cuidado para que os estágios de utilização, ordenação e limpeza, que já foram alcançados, não tenham sido em vão.
  5. SHITSUKE (Senso de Autodisciplina): Com o Senso de Autodisciplina, torna-se necessário que cada um tenha compromissos éticos, técnicos e morais, desenvolvendo o hábito de observar e seguir normas, regras, horário, procedimentos e atender especificações. Importante é que não seja uma imposição, mas sim, um reconhecimento individual da necessidade deste comprometimento.

Os 5 sensos adicionais são mais coletivos e de gestão. Visam aplicar de forma responsável os recursos físicos, de procedimentos e atitudes. Vamos conhecer então, os 5 restantes:

  1. SHIKARI YARO (Senso de Determinação e União): É o senso que requer a participação da Alta Direção em parceria de todos os colaboradores, buscando a melhoria e o aumento de produtividade;
  2. SHIDO (Senso de Treinamento): Capacitação (educação e treinamento) visando qualificar o profissional e engrandecê-lo como ser humano, que passa a ser mais criativo e ter maior empregabilidade, essencial para ocupar novas posições dentro e fora da empresa;
  3. SETSUYAKU (Senso de Economia e Combate aos Desperdícios): Este senso irá ajudar nos resultados da empresa, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Deve-se estimular os empregados para que criem novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, dando-lhes noções da realização do trabalho com qualidade, contribuindo com a prática da reciclagem e com o meio ambiente;
  4. SHISEI RINRI (Senso dos Princípios Morais e Éticos): Devem ser definidos padrões de conduta para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado. Uma postura proativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário;
  5. SEKININ SHAKAI (Senso de Responsabilidade Social): A responsabilidade social vai muito além dos pagamentos de impostos e tributos e o cumprimento da legislação trabalhista e ambiental. A Unidade e seus empregados devem ter um compromisso com a sociedade. Deve haver incentivo da Unidade juntamente com seus colaboradores para realização de trabalho voluntário.

Ao implementar esses princípios, as empresas podem melhorar a produtividade de seu quadro, além de reduzir desperdícios, e identificar problemas rapidamente, criando assim uma cultura de melhoria contínua na organização.

 Instrutor Walter Gassenferth

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos