Para se expressar bem, dois aspectos da comunicação devem ser considerados: o primeiro é o conteúdo da mensagem; o segundo é o modo como vamos transmitir essa mensagem. Em outras palavras, “o quê” você diz importa tanto quanto “como” você diz. Por isso, ao proferir qualquer frase, é importante que você saiba usar sua voz, os seus gestos, a sua expressividade facial e corporal, externando seus sentimentos e sobretudo reiterando a percepção de confiança e credibilidade nos seus argumentos.

Quando você está conversando com alguém, você nota as alterações no tom da voz dessa pessoa? Se ela balbucia, você percebe que ela está insegura ou que não tem certeza do que está dizendo? Se ela eleva o tom da voz, você interpreta que ela está discordando, está nervosa ou está perdendo a razão na argumentação? Se ela fala depressa demais, você pode interpretar que ela está afobada ou realmente com pressa. Se fala devagar demais, pode-se ter a impressão que ela está enrolando por não ter certeza do que dizer.

Enfim, você pode estar certo na forma como avaliou a performance do seu interlocutor. Mas também pode estar errado… A culpa não é sua. Ele e que está se expressando mal. Desse modo, o mesmo pode acontecer com os outros em relação a você.

Para que você evite esse tipo de mal-entendido e não cause uma falsa impressão sobre seu discurso, aguce sua percepção sobre sua própria expressão verbal.

Para isso:
1. Acredite em cada palavra que pronunciar.
2. Expresse confiança no que está dizendo.
3. Fale com simplicidade e naturalidade.
4. Seja mais do que claro: seja transparente.
5. Varie a tonalidade da sua voz nos momentos certos.
6. Fale pausadamente.
7. Evite falar de modo linear e sem emoção. Assim você dá a impressão de que não acredita em uma palavra do que está dizendo.
8. Exercite a musicalidade de sua fala, tornando sua conversa mais agradável e atraente, conquistando a atenção para conteúdo que você quer expor.

Instrutor Carlos Alberto Motta
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

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