Não sei se concordam, mas existem profissionais de mercado que demonstram uma postura amadora em suas profissões, como existem atletas de esportes amadores que tem um alto profissionalismo na condução de suas vidas esportivas. Na verdade, as principais diferenças entre um amador e um profissional, a meu ver, são as seguintes:
- Um amador foca no resultado; um profissional foca no processo.
- Ser ou não um profissional não está na experiência adquirida, mas sim no comportamento e nas atitudes para obter um alto comprometimento com determinada atividade.
- O amador faz para si. O profissional faz para o outro.
- O amador faz o que lhe agrada e o que lhe dá retorno. Já o profissional, em geral, ama o que faz, mas reconhece que para fazer o que ama é preciso também fazer o que ele não gosta.
- Apesar de ambos possuírem qualidades, o profissional consegue gerar mais valor para um negócio.
- Amadores acham que a realidade é o que eles imaginam. Profissionais sabem que a realidade é um conto de Nelson Rodrigues da série “A Vida como Ela é”.
- Amadores acham que desentendimentos são ameaças. Profissionais os veem como oportunidades de aprendizado.
Não é necessário se tornar um profissional. Muitas atividades amadoras quando desenvolvidas com humildade e otimismo, satisfazem ao indivíduo e trazem uma compensação remuneratória justa. Mas o que fazer se o desejo da pessoa é se tornar um profissional? Cabem aqui algumas dicas:
- Decida sobre em que você quer ser bom;
- Desenvolva-se no tema antes de realizar a tarefa;
- Seja comprometido com o trabalho;
- Administre bem o seu tempo;
- Fique de olho no processo; o resultado é consequência;
- Tenha foco no objetivo e na melhoria contínua do trabalho;
- Dê atenção aos detalhes;
- Seja proativo e pesquise incessantemente;
- Tenha muito cuidado com a sua saúde física e mental.
Em ambientes de alta performance, a postura amadora não tem vez, pois não consegue gerar resultados significativos. O piloto campeão de formula 1, Ayrton Senna, dizia: “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”
Referências
MONTENEGRO, Matt. A diferença entre profissionais e amadores. Disponível em http://vidadestartup.org/diferenca-entre-profissionais-e-amadores/
PENSAR CONCURSOS. A diferença entre profissional vs amador no mundo dos concursos públicos. Disponível em https://pensarconcursos.com/profissional-vs-amador/
RYO. Amador ou Profissional? Disponível em https://medium.com/@newryo/amador-ou-profissional-a3188276de78
QUINTAESSENTIA QUARTET. A diferença entre amadores e profissionais. Disponível em https://quintaessentia.com.br/artigo/amadores-e-profissionais/
SALVO, Marcelo. Profissional ou Amador. Disponível em https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/profissional-ou-amador/18823
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial