O título no texto informativo tem tripla função: (a) pôr o leitor a par do assunto; (b) ativar as informações sobre o assunto que o leitor tem guardadas na memória; e (c) motivá-lo a ler – se possível – integralmente o texto. Um título que cumpra essas três funções é “meio caminho andado” para que o leitor avalie a pertinência e a relevância do assunto.

Leia com atenção o texto abaixo e responda a seguinte questão: o texto trata de que assunto?

Com gemas para financiá-lo, nosso herói desafiou valentemente todos os risos desdenhosos que tentaram dissuadi-lo de seu plano.

“Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo e não uma mesa tipifica corretamente esse espaço inexplorado”.

Então, as três irmãs fortes e resolutas saíram à procura de provas, abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranquilas, mas amiúde vencendo picos e vales turbulentos.

Os dias tornaram-se semanas, enquanto os indecisos espalhavam rumores apavorantes a respeito da beira.

Finalmente, sem saber de onde, criaturas aladas e bem-vindas apareceram, anunciando um sucesso prodigioso. (OTÍLIA, 2002)[1]

Mesmo com a leitura integral e atenta, dificilmente o leitor consegue definir com clareza de que tema trata o texto. No entanto, se estivesse antecedido do título “A fantástica viagem de Colombo e a descoberta do novo mundo”, certamente o leitor não teria dificuldade em compreender a história narrada e até as várias referências mais fantasiosas dispostas ao longo do texto. “Ao saber qual é o título […], a leitura fica mais fácil. […] o título nos faz lembrar de tudo que sabemos sobre o descobrimento da América. ” (OTÍLIA, 2002)

COMO REDIGIR UM TÍTULO EFICAZ

O ideal é somente redigi-lo após o texto estar concluído. Com esse cuidado, você poderá localizar mais facilmente as informações que orientarão na redação do título, ou seja, a ideia principal, os benefícios que o leitor obterá com a leitura, as conclusões a que você chegou sobre o assunto e as ações que o leitor deve desencadear.

Uma maneira prática de se chegar a um bom título é responder de forma completa, mas concisa, a seguinte questão: do que trata este texto? Uma vez redigida a resposta, basta reduzir o número de palavras.

DICAS PARA A REDAÇÃO DO TÍTULO

1. Revele logo no título o assunto principal. Pesquisas mostram que é mais trabalhoso compreender um texto se o leitor não tem indicações que ativem o que ele já sabe sobre o assunto tratado.

Exemplos:

ANÁLISE FINANCEIRA E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – EXERCÍCIO 2019

2. Evite títulos genéricos.

Por exemplo:

Em vez de MEDICAMENTOS E PATENTES

Prefira QUEBRA DE PATENTES NO TRATAMENTO DO VÍRUS HIV

3. Procure usar verbos de ação.

Por exemplo:

COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE EQUIPAMENTOS NO AMBIENTE CORPORATIVO

4. Só use siglas e abreviaturas que sejam facilmente identificadas pelo leitor.

Por exemplo:

CONVITE: CURSO NA FGV SOBRE CÁLCULO PARA A REDUÇÃO DO ISS

5. Evite títulos negativos.

Por exemplo:

Em vez de COLABORADORES QUE NÃO PRECISAM COMPARECER AO EXAME PERIÓDICO

Prefira RELAÇÃO DE COLABORADORES DISPENSADOS DO EXAME PERIÓDICO

 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial

[1] OTÍLIA, M. H. E. M. Para escrever bem. São Paulo: Manole, 2002.

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