O título no texto informativo tem tripla função: (a) pôr o leitor a par do assunto; (b) ativar as informações sobre o assunto que o leitor tem guardadas na memória; e (c) motivá-lo a ler – se possível – integralmente o texto. Um título que cumpra essas três funções é “meio caminho andado” para que o leitor avalie a pertinência e a relevância do assunto.
Leia com atenção o texto abaixo e responda a seguinte questão: o texto trata de que assunto?
Com gemas para financiá-lo, nosso herói desafiou valentemente todos os risos desdenhosos que tentaram dissuadi-lo de seu plano.
“Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo e não uma mesa tipifica corretamente esse espaço inexplorado”.
Então, as três irmãs fortes e resolutas saíram à procura de provas, abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranquilas, mas amiúde vencendo picos e vales turbulentos.
Os dias tornaram-se semanas, enquanto os indecisos espalhavam rumores apavorantes a respeito da beira.
Finalmente, sem saber de onde, criaturas aladas e bem-vindas apareceram, anunciando um sucesso prodigioso. (OTÍLIA, 2002)[1]
Mesmo com a leitura integral e atenta, dificilmente o leitor consegue definir com clareza de que tema trata o texto. No entanto, se estivesse antecedido do título “A fantástica viagem de Colombo e a descoberta do novo mundo”, certamente o leitor não teria dificuldade em compreender a história narrada e até as várias referências mais fantasiosas dispostas ao longo do texto. “Ao saber qual é o título […], a leitura fica mais fácil. […] o título nos faz lembrar de tudo que sabemos sobre o descobrimento da América. ” (OTÍLIA, 2002)
COMO REDIGIR UM TÍTULO EFICAZ
O ideal é somente redigi-lo após o texto estar concluído. Com esse cuidado, você poderá localizar mais facilmente as informações que orientarão na redação do título, ou seja, a ideia principal, os benefícios que o leitor obterá com a leitura, as conclusões a que você chegou sobre o assunto e as ações que o leitor deve desencadear.
Uma maneira prática de se chegar a um bom título é responder de forma completa, mas concisa, a seguinte questão: do que trata este texto? Uma vez redigida a resposta, basta reduzir o número de palavras.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO TÍTULO
1. Revele logo no título o assunto principal. Pesquisas mostram que é mais trabalhoso compreender um texto se o leitor não tem indicações que ativem o que ele já sabe sobre o assunto tratado.
Exemplos:
ANÁLISE FINANCEIRA E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – EXERCÍCIO 2019
2. Evite títulos genéricos.
Por exemplo:
Em vez de MEDICAMENTOS E PATENTES
Prefira QUEBRA DE PATENTES NO TRATAMENTO DO VÍRUS HIV
3. Procure usar verbos de ação.
Por exemplo:
COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE EQUIPAMENTOS NO AMBIENTE CORPORATIVO
4. Só use siglas e abreviaturas que sejam facilmente identificadas pelo leitor.
Por exemplo:
CONVITE: CURSO NA FGV SOBRE CÁLCULO PARA A REDUÇÃO DO ISS
5. Evite títulos negativos.
Por exemplo:
Em vez de COLABORADORES QUE NÃO PRECISAM COMPARECER AO EXAME PERIÓDICO
Prefira RELAÇÃO DE COLABORADORES DISPENSADOS DO EXAME PERIÓDICO
Instrutor Carlos Alberto Motta
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial
[1] OTÍLIA, M. H. E. M. Para escrever bem. São Paulo: Manole, 2002.