Você costuma multitarefar? Isto é, você tenta executar várias atividades ao mesmo tempo? Você tem dificuldade em falar abertamente com seus colegas e superiores quando eles estão interrompendo sua concentração e atrapalhando seu trabalho?
1. Concentre-se com música
Você tem dificuldade em se concentrar numa atividade ou tarefa? Tente ouvir música enquanto trabalha. Você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música tranquila que você goste e o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a música barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar, ouça sempre a sua música que o ajuda a se concentrar. Isso criará uma âncora auditiva e o colocará em estado de concentração muito mais rápido.
2. Operação Shutdown
Poucos conseguem se concentrar num ambiente tumultuado e repleto de distrações. Sempre que necessário, procure um local isolado e livre de interrupções para trabalhar em tarefas e projetos realmente importantes. Desligue o celular e o telefone. Feche a porta e não abra até terminar sua tarefa atual. Quanto mais você se afastar das possíveis
interrupções, mais sucesso terá na sua concentração.
3. Franqueza não é sinônimo de falta de educação
Ao explicar para um colega o motivo que lhe impede de interromper a atividade que está realizando para atendê-lo, seja assertivo, educado, firme e gentil. Quando for inevitável a interrupção, atenda as pessoas em pé, tentando abreviar o contato. Tome a iniciativa de se despedir, mencione o seu próximo compromisso e pergunte a pessoa quando poderão se encontrar novamente.
4. Dê o exemplo
Respeite para ser respeitado. Evite interromper seus colegas e subordinados. Respeite a necessidade de concentração que todos precisam para realizar os seu trabalho.
5. Reserve alguns períodos para atendimento não programado
Assim seus colegas vão evitar procurá-lo em horários inconvenientes. Atender clientes, parceiros, colegas, subordinados e secretárias em horários determinados facilita sua administração do tempo.
6. Agrupe suas ligações
Procure agrupar suas ligações em 2 ou 3 blocos diários. Após uma ligação telefônica, levamos em média 25 minutos para focar nossa atenção em outra tarefa.
Instrutor Sérgio Guimarães
Consultor associado da LCM Treinamento Ltda