Assertividade é a capacidade de nos afirmarmos aberta e francamente, sem agressividade e de modo a não provocar constrangimentos ao outro.

A assertividade é um comportamento que habilita o indivíduo a agir no seu interesse, defender-se sem ansiedade excessiva, expressar os seus sentimentos de forma honesta e adequada, fazendo, assim, valer os seus direitos, mas sem negar os dos outros.

A assertividade envolve a comunicação direta das necessidades, vontades e opiniões do sujeito, sem interferir com a liberdade dos seus interlocutores.

Uma pessoa assertiva é aquela que é capaz de exprimir o mais diretamente possível o que pensa e o que deseja. Faz valer os seus direitos através de um conjunto de comportamentos e atitudes adequadas a cada situação, de acordo com o local e o momento.

SITUAÇÕES EM QUE A ASSERTIVIDADE É ÚTIL

  • SABER ACEITAR AS CRÍTICAS

É importante saber aceitar as críticas que nos sãos feitas, sobretudo, quando elas se justificam. Contudo, a assertividade permite-nos, se entendermos que elas são injustificadas, levar o autor da crítica a precisar se “foco”.

Sempre que encontrar pontos de desacordo, saliente os aspectos com os quais não concorda e tente esclarecê-los. Tente chegar a um acordo, no sentido de ambos encontrarem uma solução. Por vezes, as críticas são feitas de modo ameaçador. Nesse, é importante lembrar a quem as faz que elas podem causar danos. Se a ideia de quem fez a crítica não era agredir, certamente vai esclarecer a situação.

Em algumas situações, quando a pessoa insiste num ataque agressivo, podemos:
– Ignorar o ataque;
–  Transmitir à pessoa que o comportamento que ela está adotando pode ter consequências para ela própria; ou
– Neutralizar o ataque com uma réplica não agressiva.

  • SABER FAZER CRÍTICAS

Quando temos que fazer críticas, o comportamento assertivo pode ser muito vantajoso. Ele reduz a tensão que a própria situação pode gerar.

ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES SOBRE ASSERTIVIDADE
– Fazer a crítica em particular e nunca publicamente;
– Não deixar que os conflitos se acumulem, para evitar uma “explosão”, ou seja, ir tentando esclarecer os problemas sempre que eles surgem;
– Quando fizer uma crítica, concentre-se nos fatos e não na pessoa;
– Não peça desculpas por fazer crítica;
– Evite dizer “sempre” e “nunca”;
– Não faça exigências impossíveis e irreais;
– Sugira uma alternativa ou uma solução que possa ser aceitável para as partes envolvidas.

COMO MELHORAR A SUA ASSERTIVIDADE?

Ninguém nasce assertivo. A Assertividade é um comportamento que se aprende e que vai melhorando ao longo do tempo. Todos nós tendemos a nos comportar de um modo mais ou menos estável. Por isso, se identificamos que as nossas atitudes comportamentais nem sempre são as melhores, temos que nos esforçar para mudar.

Quando a pessoa começa a adotar um estilo de comportamento mais assertivo, ela começa a perceber os efeitos positivos que isso traz para seus relacionamentos interpessoais.

A TÉCNICA DE AUTOAFIRMAÇÃO DEEC

Bower (1976) foi um dos cientistas que mais se dedicaram ao desenvolvimento de técnicas que possam favorecer a aprendizagem do comportamento assertivo.

Um método que se tornou mais conhecido designa-se por Técnica DEEC.

  • Descrever – Fazer uma descrição clara e precisa da situação.
  • Expressar – Exprimir os sentimentos e pensamentos que se têm em relação à situação.
  • Especificar Apresentar uma alternativa focada na situação.
  • Consequência – Evidenciar as consequências positivas que a nova situação pode trazer.

Vejamos um exemplo:

QUAL A SITUAÇÃO?

Você não se incomoda de emprestar seus livros a um amigo. Fica até contente com isso, pois gosta de ser útil. Contudo, seu colega não age corretamente. Ele quase nunca os devolve. E essa atitude deixa você aborrecido.

VAMOS APLICAR A TÉCNICA?

Descrever – “Rui, tenho lhe emprestado vários livros, mas você raramente os devolve.”

Expressar – “Eu gosto de emprestá-los, até porque assim podemos falar sobre eles, mas não acho correto que não os devolva. Eles são meus e eu gosto de tê-los na minha biblioteca. ”

Especificar – “Eu continuo a não me importar em emprestá-los. No entanto, a partir de agora, vamos combinar um prazo para que você os devolva. ”

Consequências – “Assim, você pode continuar a lê-los e eu consigo ter a minha biblioteca completa e organizada. ”

 

 

Instrutora Ana Lúcia Miranda

Consultora associada da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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