O processo de coaching nos deixa mais atentos à importância do senso de missão, que deve direcionar a vida das pessoas, na escolha de caminhos. A priori, tudo o que fazemos deveria estar alinhado aos nossos objetivos, e estes “deveriam” contribuir para a realização da nossa missão.

Diariamente, convivo com esses conceitos e com os paradoxos dessas questões nos atendimentos de coaching que faço. Este é um momento crucial do processo de coaching, porque é na clareza de seus propósitos que as pessoas encontram grande parte da energia que as move em alguma direção, e que é tão necessária para lidar com as adversidades que aparecerão, seja qual for o caminho escolhido.

A morte de Steve Jobs e toda a gama de informações sobre a sua história nos trazem muitas lições. Uma delas foi exatamente pensar sobre o legado que deixamos, sobre a forma pela qual passamos pelo mundo, sobre com “o quê” ou “como” contribuímos.

Muito mais do que um meganegócio e uma marca milionária, ele “fez diferente”: inovou, provocou mudança de hábitos, causou impactos na vida das pessoas e das organizações, que ultrapassaram as barreiras de espaço e de tempo, porque seu legado se universalizou e marcou uma era. Aí estão: iPhone, iPod, iPad e Macs! Agora, já no final de sua vida, deixou-nos outra grande invenção: o iCloud, o serviço da Apple de armazenamento e sincronização de arquivos na internet.

Quando ouvimos o discurso dele na universidade de Stanford, vemos um exemplo de superação. Sempre que nos deparamos com pessoas bem-sucedidas, a nossa tendência é imaginar que ela teve mais sorte ou algumas condições que nós não tivemos, mas, quando conhecemos toda a história de Steve Jobs, vemos que era uma pessoa comum, com uma história de muitas dificuldades e desencantos, e que conseguiu vencer “quase” tudo, menos a morte, porque esta é o nosso destino, mas venceu até o tempo que teria para conviver com a própria doença. Mais uma vez, ousou avançar limites…

As inúmeras homenagens, vindas de todas as partes do mundo, mostram claramente que os equipamentos e sistemas se vão, transformam-se, mas o legado se eterniza! Virão outras gerações, mas o legado é intangível.

No site da Apple o obituário de JOBS diz:

“A Apple perdeu um visionário e gênio criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tiveram sorte o bastante para conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito sempre será a base da Apple.”

E nós, que legado estamos construindo?

Instrutora Denize Dutra

Consultora associada da LCM Treinamento Empresarial Ltda

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos