Propósitos, objetivos e metas são fundamentais para fornecer direção estratégica, alinhar a organização, motivar os funcionários, medir o progresso e avaliar o desempenho, além de facilitar a comunicação e transparência. Esses elementos trabalham juntos para impulsionar o sucesso e o crescimento sustentável de uma empresa.

Um propósito é uma razão mais profunda e significativa que motiva os integrantes de uma organização a perseguirem certos objetivos ou direcionarem suas ações e escolhas. O propósito está relacionado ao “porquê” da escolha das metas e objetivos empresariais. Portanto, ele está relacionado aos valores, crenças e aspirações da empresa.

À medida que se estabelece e se alcança objetivos, experimenta-se um senso de realização e progresso em direção ao propósito. Consequentemente, objetivos são os marcos tangíveis que nos ajudam a progredir em direção ao propósito. A quantificação destes marcos são as metas que devem ser perseguidas e alcançadas. Podemos dizer que metas são os objetivos quantificados ou qualificados em termos de prazo, possibilitando o alinhamento dos esforços e dos recursos na organização.

Ter um propósito claro pode fornecer a motivação para definir objetivos e quantificar metas para eles, bem como refinar e aprofundar o propósito que embasou um desafio empresarial.

Um exemplo da diferença entre estas três peças de construção poderia ser o seguinte: se uma empresa lança um desafio aos seus colaboradores de alcançar um percentual de 90% de máquinas elétricas em sua frota até dezembro de 2025, e lançou este desafio porque ela deseja liderar a transição para um futuro sustentável, fornecendo soluções com base em energia renovável, ajudando assim a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, visando um mundo mais limpo e preservado, já estão aqui definidas as três camadas deste desafio:

  • Propósito: Reduzir a dependência de combustíveis fósseis, visando um mundo mais limpo e sustentável.
  • Objetivo: Aumentar o número de máquinas elétricas em sua frota.
  • Meta: Ter 90% das máquinas de sua frota, elétricas até dezembro de 2025.

Repare que uma das diferenças das três instâncias está no destinatário da ação: A primeira, visa a sociedade como um todo, a segunda, tem foco no mercado consumidor e a terceira, que se concentra no resultado da organização, tem em mente os acionistas da empresa.

Uma outra forma de enxergar as diferenças entre os três conceitos, repousa sobre os níveis hierárquicos da organização: o propósito é algo que necessita vir do nível estratégico da empresa; já o objetivo ou objetivos devem vir do nível tático da companhia, geralmente representado por seus gerentes; e as metas devem ser negociadas ou pelo menos discutidas com seu nível operacional.

Para que estas diferenças fiquem claras e completamente capturadas pelo leitor, propomos aqui um segundo exemplo de desafio empresarial para que os três fatores sejam extraídos dele: uma empresa educacional, patrocinada pelo governo local, pretende oferecer às empresas de sua cidade um conjunto de 12 treinamentos sobre as habilidades do profissional do futuro, visando capacitar indivíduos através de uma educação de qualidade, por acreditar que a educação é a chave para um futuro melhor. E pretende fazer isto até o final de 2024, com um aproveitamento de 80% dos treinandos com avaliação igual ou superior a 70 pontos em 100 possíveis. Baseado neste desafio, pense e externalize numa folha de papel, um propósito para esta empresa educacional, como também dois objetivos com metas para cada um destes objetivos.

 

Instrutor Walter Gassenferth

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial

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