Capacitação
de Estagiários

Desenvolvido para jovens que estão iniciando suas atividades profissionais, este programa visa desenvolver competências essenciais para o crescimento profissional, como capacidade de se comunicar, assertividade, evolução da postura profissional, habilidades de relacionamento interpessoal e administração eficaz de prioridades.

Cada módulo é alinhado com a área de Recursos Humanos para promover mais sinergia com o projeto como um todo

TRILHA DE CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

Módulo 1: MUNDO CORPORATIVO

INTRODUÇÃO: Estrutura Organizacional e Ambiente Empresarial

  • Transição do Mundo Acadêmico para o Empresarial: O que muda?
  • Gerir a própria carreira x atender às expectativas da empresa.
  • Visão abrangente sobre o ambiente de negócios.
  • Desafios de hoje no mundo corporativo.
  • Percepção da cultura organizacional: valores, gestão, comunicação, comportamentos e práticas

MUDANÇAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

  • O ciclo da mudança e o modelo da curva “S”
  • Perigos da zona de conforto
  • A resistência do indivíduo às mudanças: medo e negação.
  • A “resiliência” como fator de flexibilidade pessoal e profissional.
  • Formas de lidar positivamente com o processo de mudanças.

COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS VALORIZADOS

  • Comunicação : como fator de alavancagem profissional.
  • Competência emocional, autocontrole e capacidade para lidar com a diversidade (estilos)
  • Orientação para resultados e inovação.
  • Abertura mental e energia realizadora

DE ESTAGIÁRIO A EXECUTIVO: “o visto de entrada no mundo corporativo”

  • Pilares da empregabilidade: competência, ética, relacionamentos.
  • Gestão de sua própria carreira profissional.
Módulo 2: COMUNICAÇÃO EFICAZ

NATUREZA E PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

  • O “poder” da Comunicação.
  • A dinâmica e os Canais de Comunicação.
  • A efetividade na Comunicação, barreiras e questões críticas
  • Comunicação corporativa: a evolução da comunicação empresarial.
  • Como se comunicar de forma eficiente.

COMO SE CONECTAR COM ALGUÉM

  • A primeira boa impressão. Dicas e atitudes facilitadoras.
  • Você se expressa bem?
  • O uso da linguagem não verbal.
  • Como lidar com criticas?

EXPRESSÃO VOCAL e CORPORAL

  • A influência sobre as relações interpessoais
  • A fala e seus significados: modulação, entonação e as pausas.
  • A ênfase no alongamento de vogais, a velocidade e o ritmo.
  • A voz e seus significados: qualidades vocais, tom, intensidade e a articulação
  • A gesto e a expressão facial: reforço da informação

COMUNICAÇÃO ESCRITA

  • Todo texto e uma ação de comunicação estratégica
  • O que o cliente espera dos nossos textos
  • Como produzir textos persuasivos.

PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO VOCAL E GESTUAL

  • Exercícios com Filmagem para autoavaliação.
Módulo 3: POSTURA PROFISSIONAL

ETIQUETA EMPRESARIAL

  • O que é etiqueta e como se aplica às empresas?
  • O que as organizações valorizam nos Colaboradores no âmbito da etiqueta:
    – Pontualidade: evitando estresse do atraso.
    – Cordialidade: “criando um ambiente positivo”
    – Atitudes de sucesso: discrição, bom humor, controle emocional.

ETIQUETA E ELEGÂNCIA

  • Telefone (Celular e fixo): O que é aceito e o que é adequado no cotidiano das organizações.
  • Cuidados com a exposição nas redes sociais.
  • Comunicação: expressões e gírias que devem ser evitadas.
  • Os detalhes que fazem toda a diferença.

POSTURA PROFISSIONAL: “no trabalho em equipe e demais relações profissionais”

  • Revisando regras básicas: comportamento social e empresarial
  • Dicas de etiqueta no relacionamento interpessoal: modo de falar, cumprimentos, atenção no olhar e postura
  • Como criar um clima de proximidade: evitando a intimidade excessiva.
  • Utilizando o bom humor: evitando o constrangimento.

APRESENTAÇÃO PESSOAL

  • Padrão de apresentação pessoal x cultura da empresa.
  • Aprimorando sua imagem pessoal:
    – Vestimenta: o que é adequado e o que deve ser evitado. Principais cuidados no dia a dia.
  • Aspectos de Organização: ser e parecer organizado com sua mesa, seu ambiente de trabalho.
Módulo 4: ADMINISTRAÇÃO DE PRIORIDADES

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E PRIORIDADES

  • Urgente, Importante ou Circunstancial?
  • Matriz de Priorização PRC.
  • Critérios para definição de prioridades com foco em resultados sustentáveis.
     – Projetos / Atividades de Rotina / Crises e Resolução de Problemas.
  • Viés do presente: foco no agora versus foco no depois.

DESPERDIÇADORES DE TEMPO

  • Como enfrentar, de forma sistêmica, os desafios da administração do tempo na empresa, tais como:
    – Excesso de e-mails e de informações.
    – Desorganização do ambiente de trabalho.
    – Interrupções constantes, entre outros…

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

  • Técnicas de planejamento e organização da agenda e das demandas de trabalho:
    – Relação 20/80.
    – Flow e Técnica do Pomodoro.
    – Lista de Tarefas. Checklist.

COMO CONSTRUIR NOVOS HÁBITOS

  • Força de vontade e disciplina.
  • Como vencer a procrastinação.
  • Plano de Ação individual.
Módulo 5: NEGOCIAÇÃO INTERPESSOAL

NEGOCIAÇÃO: Conceitos Fundamentais

  • O que é Negociação. O que é conflito
  • Aspectos culturais.
  • Conceitos – Poder, Tempo e Informação.
  • Superando o “Não”. Facilitando o “Sim”.

OS ESTÁGIOS DA NEGOCIAÇÃO

  • Estágio Preliminar.
  • Abertura / Exploração / Fechamento.
  • Reconstrução.

PREPARAÇÃO ESTRATÉGICA DA NEGOCIAÇÃO

  • O planejamento, conhecer a outra parte, conhecer o assunto
  • Estabelecendo rapport- Estabelecer confiança, tom e ritmo de voz, postura
  • Mapear os estilos de negociação e saber lidar com diferentes estilos.
  • Desenvolvimento de um roteiro de negociação estratégica

NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS. Método de Harvard – 4 Pontos Fundamentais

  • Pessoas: Separe as Pessoas do Problema.
  • Interesses: Concentre-se nos Interesses, Não nas Posições.
  • Opções: Invente Opções de Ganhos Mútuos.
  • Critérios: Insista em critérios objetivos.

O NEGOCIADOR EM AÇÃO

  • Características do bom negociador.
Módulo 6: CIRCUITO DE COMPETÊNCIAS

A LCM propõe o desenvolvimento do CIRCUITO DE COMPETÊNCIAS onde serão exercitadas e reforçadas as competências e valores essenciais destacados pela empresa, bem como promoverá uma maior sinergia e integração entre as áreas e equipes da empresa.

OBJETIVOS PRINCIPAIS

Integrar e envolver os participantes através de atividades vivenciais, onde serão expostos a desafios, promovendo o exercício dos valores:

  • RELACIONAMENTO E ESPÍRITO DE EQUIPE
  • ENGAJAMENTO E COMPROMETIMENTO
  • FOCO EM RESULTADOS
  • COMUNICAÇÃO E MOTIVAÇÃO
  • RESILIÊNCIA E LIDAR COM MUDANÇAS

EQUIPE COM FORMAÇÃO ESPECIALIZADA

A condução das atividades estará sob a responsabilidade de profissionais experientes com formação e capacitação adequadas ao uso desta metodologia.

MECÂNICA DO EVENTO

  • O espaço será dividido em 4 ESTAÇÕES onde acontecerão as atividade do Circuito.
  • Cada ESTAÇÃO terá uma atividade com foco nos valores a serem trabalhados.
  • Em cada ESTAÇÃO, haverá 1 Consultor para orientação da atividade e processamento dos conceitos utilizados, focando os
  • respectivos valores.
  • O Grupo será organizado em 4 equipes. Cada equipe deverá realizar 3 atividades.

SOLICITE OS DETALHES E O
PROGRAMA COMPLETO

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos