De um modo geral, dentro da Cadeia de Valor de qualquer empresa, um dos processos fundamentais de suporte é o de “Gerenciar os Recursos Humanos” da organização. Este macro processo se subdivide em 12 processos dentro de 5 áreas básicas, a saber:
Na área básica de PROVISÃO
- Recrutamento e Seleção: Este processo capta e seleciona novos profissionais. O foco do processo é analisar qual tipo de profissional a empresa necessita e como a contratação deve ser realizada.
- Desligamento: Processo realizado através da rescisão contratual entre empregado e empregador. Envolve diversos procedimentos e critérios que devem ser adotados para que o desligamento ocorra conforme as leis trabalhistas.
Na área básica de APLICAÇÃO
- Avaliação de Desempenho e Orientação: O processo tem como objetivos mensurar e analisar o desempenho individual e de grupos de empregados, promovendo o desenvolvimento, bem como dando ferramentas para melhorar o desempenho das pessoas e das equipes.
- Análise de Cargos e Carreiras: Este processo se subdivide em três: o de descrição de cargos que se preocupa com o que as pessoas fazem; o de análise que determina os requisitos para desempenhar uma função, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, e a capacidade de desenvolvimento da pessoa; e o do plano de carreira que é uma consequência destes dois processos, mas deve ser buscado mais pelo empregado do que pelo órgão de RH.
- Remuneração e Benefícios: Este é o processo de recompensar pessoas e compreende três subprocessos, o de remuneração, o de programas de incentivo, e o de benefícios. O primeiro, é fundamental para a competitividade da empresa, uma vez que os funcionários devem perceber suas remunerações como decorrentes dos resultados que eles estão dando para a organização e pelas responsabilidades que assumem. Já o segundo, visa premiar os que possuem um desempenho acima da média. O terceiro, pode ser usado como complemento do primeiro, se os benefícios dados pela empresa forem simples e padronizados; ou do segundo, se forem avançados, acima do que pratica o mercado.
- Planejamento e Arquitetura Organizacional: Este é o processo que alinha toda a área de recursos humanos com as estratégias da empresa, através do planejamento de suas necessidades de profissionais, do desenvolvimento das competências necessárias à atuação da empresa, e da forma mais eficiente de estruturar suas funções através de um organograma otimizado.
Na área básica de DESENVOLVIMENTO
- Treinamento e Desenvolvimento: Este é o processo que ajuda o empregado a ser mais eficiente no seu trabalho atual ou futuro; introduzindo ou reforçando hábitos de pensamento e ação, bem como desenvolvendo seus conhecimentos habilidades, e atitudes.
- Comunicação Interna e Endomarketing: São dois processos com os mesmos objetivos, o engajamento do empregado, a melhoria do clima organizacional e a redução do turnover (rotatividade) voluntário. Contudo, o primeiro é mais passivo, transmitindo apenas informações da instituição através de canais internos, e das lideranças para os funcionários. Já o segundo, aborda o funcionário como um cliente interno, objetivando criar fidelidade, permitindo que trabalhem em prol da organização, atendendo melhor os clientes finais da empresa.
Na área básica de MANUTENÇÃO
- Provimento de Segurança e Saúde no Trabalho: É um processo com dois aspectos relevantes aos profissionais que trabalham na empresa: bem-estar e disposição. Visa a criação de um sistema que livre as organizações de riscos danosos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
- Relações Industriais (Sindicais e Trabalhistas): Este processo trata um conjunto de normas e procedimentos que são desenvolvidos visando o alcance da eficiência no desempenho das tarefas, além de criar um vínculo entre a administração e os trabalhadores, muitas vezes representados pelos sindicatos.
- Administração de Pessoal: Este processo se desdobra em seis subprocessos, que são o registro funcional do empregado, o processamento da folha de pagamento, a concessão de benefícios e licenças, o controle de frequência, o controle de movimentação e progressões dos empregados, e a gestão de expatriados. Em suma, é uma espécie de bureau operacional da área de recursos humanos.
Na área básica de MONITORAÇÃO
- Administração dos Sistemas de Informação de RH: Este processo administra um sistema de informação que auxilia cada profissional da área de RH em todas as suas funções. Ele coleta, registra, armazena, analisa e recupera dados sobre os recursos humanos da empresa e sobre suas atividades. Também fornece dados de suporte à decisão dos gestores da organização.
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial