O ponto de equilíbrio (também denominado ponto de ruptura ou break even point) evidencia, em termos quantitativos, qual é o volume que a empresa precisa produzir ou vender para que consiga pagar todos os custos e despesas fixas, além dos custos e despesas variáveis que ela tem necessidade de incorrer para fabricar/vender o produto. No ponto de equilíbrio, não há lucro ou prejuízo. A partir de volumes adicionais de produção ou venda, a empresa passa a ter lucros.
A informação do ponto de equilíbrio da empresa, tanto do total global como por produto individual, é importante porque identifica o nível mínimo de atividade em que a empresa ou cada divisão deve operar.
A análise do ponto de equilíbrio é uma ferramenta importante no planejamento de curto prazo, porque explora o relacionamento existente entre as suas quatro principais variáveis – custo, receita, volume de saídas e lucro.
Ao planejarem sua estratégia de curto prazo, os gestores precisam saber qual será o efeito das mudanças em uma ou mais dessas variáveis, e o efeito dessas mudanças no lucro.
O relacionamento entre o custo e o volume das saídas auxilia o estabelecimento das estratégias de preço. Esta análise é também relevante na seleção do melhor mix de vendas, quando a firma produz vários produtos diferentes. Nesse caso, é essencial selecionar a combinação mais lucrativa dos diferentes produtos, tendo em vista seu custo de produção e o preço que é possível obter.
Muitas vezes, pode ser tomada a decisão de produzir um mix de vendas menos lucrativo, em ordem de penetrar em novos mercados ou se estabelecer em uma posição mais forte em um mercado particular. Nestes casos, a análise do ponto de equilíbrio proporciona aos gestores a possibilidade de calcular o custo desta estratégia em termos de lucro.
Outras aplicações incluem o estudo de alternativas de produtos, a aceitação de ordens especiais, a seleção de canais de distribuição e a estratégia de entrar em um mercado estrangeiro.
A análise do ponto de equilíbrio dá ênfase ao comportamento dos padrões de custo em relação às diferentes saídas de produção, como um guia para selecionar os níveis de lucro e a adoção de uma política apropriada de preço.
Unindo o comportamento dessas quatro variáveis (custo, receita, volume de saídas e lucro) em um modelo de curto prazo, esta análise oferece aos gestores uma visão geral do processo de planejamento.
Instrutor Ronaldo Miranda Pontes
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda