Uma nota técnica estará bem redigida se desenvolver um raciocínio que faça sentido. Um texto coerente tem um encadeamento lógico e transparente entre as ideias. Os argumentos expostos se ajustam de forma harmônica e ordenada, sem lapsos, contradições ou interrupções repentinas. No entanto, nenhuma dessas virtudes se obtém sem um bom plano de redação.

FAÇA O LEVANTAMENTO DOS CONTEÚDOS

Abaixo segue uma sugestão de roteiro para levantamento dos conteúdos que certamente o ajudará a atravessar essa complexa etapa inicial na elaboração de notas técnicas.

O modelo considera quatro aspectos como indispensáveis para a montagem do levantamento de conteúdo: a situação, o assunto, os objetivos e o leitor. Procure especificá-los da forma concisa, porém completa.

1. Modelo de roteiro de levantamento dos conteúdos

1º PASSO Conheça a situação Que fato/problema motivou a produção da nota?

Qual é o histórico?

Que desdobramentos o fato/problema gerou?

2º PASSO Faça a análise do leitor Quem é o leitor?

Ele é leigo ou especialista no assunto?

O que ele sabe sobre o assunto?

Ele tem um ponto de vista formado?

O que ele pretende fazer com as informações?

O que ele precisa saber?

3º PASSO Defina o assunto Qual é o objetivo do seu texto?

Qual é o seu propósito ao produzi-lo?

A que conclusões ou resultados você quer que o leitor chegue?

Que recomendações você precisa fazer?

4º PASSO

Faça o levantamento

das informações

Que fatos, dados e informações possuímos sobre o assunto?

Qual a ideia fundamental ou as ideias fundamentais?

Quais são as ideias importantes, que dão suporte?

O que deve ser revelado e o que pode ou deve ser omitido?

Que grau de detalhamento é necessário para a produção de conteúdo de qualidade?

5º PASSO Prepare a Estratégia argumentativa No que queremos que o leitor acredite?

Que pontos formarão a base da argumentação?

Serão necessários depoimentos, citações ou transcrições?

Que fontes serão citadas direta ou indiretamente no texto?

Considerando o leitor, que estruturação devemos usar? Dedutiva ou indutiva?

Que tipo de abordagem (referencial, por analogia, fabular, indireta, etc.) atende melhor às necessidades de informação do leitor?

2. Organização das informações levantadas

Notas técnicas necessitam de informações que (i) contextualizem o leitor, (ii) analisem o fato/problema que gerou a necessidade de produção do texto e (iii) proponham soluções adequadas às questões abordadas nos dois itens anteriores. Esses três tipos de informação são imprescindíveis para que o texto tenha consistência, completude e coerência. Por isso:

  1. Tenha a certeza de que domina plenamente o assunto. Lembre-se: ninguém escreve sobre aquilo que não sabe;
  2. Defina claramente que proposta(s) pretende fazer. Esse cuidado determinará a ideia principal e o propósito do relatório ou parecer;
  3. Faça três listas de ideias: a primeira com fatos, dados e informações que contextualizem o leitor sobre o tema e a ideia principal; a segunda com informações que devem dar sustentação ao que pretende propor; a terceira com as ações necessárias para que a proposta seja concretizada. Uma vez concluídas as três listas, verifique se listou tudo de relevante e pertinente ao assunto tratado.
  4. Ordene em cada lista as ideias, de forma que conduzam o leitor a compreender com absoluta clareza e consistência por que ele deve “comprar” sua ideia principal e praticar as ações propostas.

2.1  Informações para um histórico

Devem consistir na narração ordenada dos fatos mais relevantes que originaram o assunto. Seu papel é contextualizar o leitor que não presenciou, nem participou direta ou indiretamente dos acontecimentos que redundaram na questão ou no problema apresentados ou analisados no texto.

Assim, as informações contidas no histórico devem ser completas e consistentes; devem estar dispostas numa ordem lógica, de forma que permitam ao leitor compreender com facilidade as etapas posteriores (análise e proposta) da nota.

2.2 Informações para a análise

Devem consistir numa avaliação clara, objetiva e consistente das informações e argumentos que darão sustentação à(s) proposta(s) apresentada(s) na conclusão e nas recomendações da nota. Uma análise bem-feita não se limita apenas a sumarizar o caso ou o problema. Na verdade, ela deve (i) focar os pontos principais do assunto e os problemas mais relevantes, (ii) analisar os pontos fortes e os que comportam melhorias, (iii) e identificar as ações adequadas que solucionem a questão levantada no assunto.

2.3 Informações para a proposta

Devem consistir em descrever o conjunto de ações que propõe a solução adequada para a situação ou o problema tratado. Essas informações representam a ideia principal, o objetivo e o propósito de termos produzido a nota. Portanto, precisamos ser bem criteriosos na hora de selecionar essas informações.

 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos