Basta olhar o volume de informações que chega diariamente em nossas caixas postais e constatar que o ato de ler integralmente um texto tornou-se prática muito pouco corriqueira. A famosa e usual leitura diagonal passou a ser prática comum no dia a dia das empresas. Por isso, os autores de textos cujo conteúdo é altamente relevante para o leitor terão de intensificar seus esforços no sentido de produzir textos que por si sós convençam o leitor da relevância do assunto tratado.

No entanto, nem tudo é desmotivador nesse novo cenário. Uma boa notícia é que produzir um texto de conteúdos relevantes para o leitor não é tão difícil. Um pouco de técnica, criatividade, foco e – sobretudo – uma boa dose de paciência fazem toda a diferença para a produção de um texto persuasivo eficaz.

Mas, afinal, o que é um texto persuasivo?

É o gênero textual que tem uma finalidade comunicativa específica: a de convencer ou a de induzir o leitor a adotar um determinado tipo de comportamento e/ou a praticar uma ação pretendida pelo autor.  Portanto, sempre que o leitor detectar a opinião do autor, ali está a intenção persuasiva.

Frequentemente, o texto persuasivo aparece em campanhas publicitárias (anúncios, fôlderes, panfletos, banners), textos institucionais (sites de empresas, de e-commerce, livros de conteúdo técnico), textos comerciais e artigos de opinião dos mais variados formatos.

No entanto, essa prática vem se alterando. Com o distanciamento entre os interlocutores, provocado sobretudo pela comunicação digital, ações que antes eram praticadas via contato pessoal, agora precisam ser efetivadas através de uma comunicação à distância, via linguagem escrita.

Por conta dessa mudança, o texto persuasivo passou a ser uma ferramenta estratégica, não só de gestão de ações de venda ou de compra, mas também de gestão das rotinas e dos procedimentos empresariais.

Como redigir um texto persuasivo eficaz?

Seria bem pretensioso afirmar que há uma fórmula mágica para produzir textos persuasivos – especialmente se levarmos em conta a velocidade com que os processos de comunicação e seus players mudam hoje em dia. Porém, alguns parâmetros podem ser considerados na hora de produzir um bom texto.

Veja a seguir alguns procedimentos que você pode adotar para tornar seu texto mais persuasivos. Na hora de organizar e ordenar as informações no texto, considere os seguintes princípios:

CONQUISTE A ATENÇÃO DO LEITOR

Comece pelo título. É uma parte do seu texto que deve receber tratamento especial. É o cartão de visitas. Ele deve conter informação completa, ser criativo, diferenciado e, mesmo tempo, direto. Numa relação de 200 e-mails a serem lidos, um título elaborado nesses parâmetros faz todo diferença.

Uma dica. Deixe para consolidar o título como última coisa a fazer.

GERE A NECESSIDADE DE LER O TEXTO

Concentre-se no primeiro parágrafo. Essa parte do texto o leitor obrigatoriamente terá de ler. Capture a atenção e gere a necessidade de continuar lendo. Preferencialmente, comece apresentando a ideia principal. Revele logo que benefício o leitor vai tirar da leitura do seu texto. Por que ele deve gastar preciosos minutos lendo o que você escreveu.

A seguir, mostre o “conflito” sobre o qual vai discorrer. O leitor deve se identificar com o ele. Deve ainda ficar curioso em saber como você vai resolvê-lo. Por isso, não demore muito para começar a discorrer sobre a solução para o problema (que pode ser uma ideia, um produto ou serviço que você esteja “vendendo”). Na verdade, é isso que seu leitor está esperando.

MOSTRE A SOLUÇÃO E COMPROVE

Gerou a necessidade e falou como pode ser resolvida? Agora prove que a sua é a melhor solução. Se estiver falando de um produto ou serviço, deixe claro os diferenciais que você oferece. Mostre em que você se baseou para chegar a essa conclusão. Embase seus argumentos em pesquisas científicas geradas por instituições consagradas, em reportagens de excelentes fontes de informação, em artigos ou livros de autores renomados. Deixe claro que o que está sendo dito é comprovável.

Uma dica. Essa parte será o cerne do seu texto. Será a parte com mais argumentos. Dê uma atenção especial. Cuide para que suas resoluções sejam pouco contestáveis.

LEVE O LEITOR À AÇÃO

Agora vem o fechamento. Faça valer o objetivo de seu texto e seu propósito pessoal ao redigi-lo. Dê comandos de ação. Estimule seu leitor a tomar a decisão sobre a qual você discorreu até aqui.

O texto a seguir foi retirado da revista TAM nas nuvens, de outubro de 2013.

Carta da presidente

Agora você viaja aos Estados Unidos com mais facilidades

 Temos uma novidade importante: assinamos um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) com a American Airlines. Você, que viaja com a gente, agora passa a ter acesso muito mais fácil a dezenas de destinos dos Estados Unidos.
Como você sabe, temos voos diretos apenas para Miami, Orlando e Nova York. Com essa nova parceria nos Estados Unidos podemos fazer conexões com os voos da AA e chegar a outras 25 cidades americanas, como Las Vegas, Chicago e Boston. E com a praticidade de usar um único bilhete.
O acordo inclui o acúmulo de pontos ou milhas e o resgate de bilhetes tanto no TAM Fidelidade como no programa de passageiros da American, o AAdvantage. Também simplifica a compra e a reserva de passagens em voos com essa parceria. Além disso, tornam mais rápidos e fáceis as conexões, o check-in e o despacho de bagagens. Sabemos como é importante contar com esse tipo de apoio, especialmente fora do país.
Na próxima viagem aos Estados Unidos, usufrua dessa novidade, que só você, cliente TAM, possui.
Aproveite seu voo!
 
Cláudia Sender
Presidente da TAM Linhas aéreas

 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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