Diversas metodologias (8D, TOPS – Team Oriented Problem Solving, 5 passos) são fundamentos do MASP, mostraremos a seguir uma das mais requeridas no âmbito empresarial, a 8D (oito disciplinas).

O MASP segue alguns princípios:
1º Trabalho em equipe. Todos em prol das soluções. Relacionamento horizontal.
2º Identificação do real problema, assim medidas preventivas podem ser tomadas.
3º Verificação e validação da solução do problema, para que haja a eliminação ou redução da causa especial.

Quando se fala em eliminação da causa especial tem-se a intenção da não recorrência do fato e não somente da retirada da causa problema. O processo só será realmente solucionado com a garantia de que a causa não mais ocorra devido a algum método de solução proposto.
As 8 disciplinas segundo Hoyle (2009) são:

  • D1 – Montar uma equipe: estabelecer um pequeno grupo de pessoas com conhecimento, disponibilidade de tempo, autoridade e perícia para solucionar o problema e programar as ações necessárias. O grupo deve selecionar um líder;
  • D2 – Descrever o problema em termos mensuráveis. Especificar os clientes internos ou externos envolvidos com o problema;
  • D3 – Programar e verificar ações de contenção: definir e programar ações interinas que irão proteger os clientes do problema até que ações definitivas sejam tomadas para eliminar a causa raiz do problema. Nessa etapa também se verifica a efetividade das ações propostas;
  • D4 – Identificar a causa raiz: levantar todas as possíveis causas que poderiam gerar o problema. Testar e validar cada possível causa com a descrição do problema e com os dados coletados e identificar as ações corretivas necessárias;
  • D5 – Programar e verificar as ações corretivas interinas: confirmar se as ações corretivas levantadas irão resolver o problema e não irão causar efeitos indesejáveis;
  • D6 – Programar e verificar ações corretivas permanentes: definir e programar as ações corretivas que necessitam se perpetuar. Definir os controles para assegurar que se eliminou a causa raiz. Monitorar os efeitos em longo prazo e se necessário programar controles adicionais;
  • D7 – Prevenir a recorrência: modificar especificações, oferecer treinamentos, revisar o fluxo de trabalho, melhorar as práticas e os procedimentos para prevenir que o mesmo problema ou problemas similares ocorram;
  • D8 – Parabenizar a equipe: reconhecer o esforço coletivo da equipe, divulgar os resultados e compartilhar o conhecimento e o aprendizado.

 

Instrutor Christiano Santos Andrade

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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