“Tenha como meta cercar-se apenas de coisas que você usa e das quais

gosta, e desfaça-e de tudo aquilo que só ocupa seu valioso espaço”.

Donna Smallin

Pilhas de papéis sobre a mesa, gavetas abarrotadas, caixas de e-mails sobrecarregadas. Quando o assunto é “Desperdiçadores de Tempo”, a desordem é um clássico. Segundo pesquisas, executivos perdem dezenas de horas por ano à caça de documentos perdidos em computadores e arquivos.

Para quem não desenvolveu na infância o senso de organização, os japoneses criaram o sistema dos “5 esses”. Não é difícil. Basta aplicar, passo a passo, com disciplina e boa vontade cada um dos “esses” sugeridos pelo método.

SEIRI – Elimine o desnecessário
Tudo o que existe no seu local de trabalho deve ser classificado como necessário ou desnecessário. Descarte o que for desnecessário. Jogue fora, doe, venda, ou transfira para outro setor onde possa ser necessário.

SEITON – Organize seu posto de trabalho.
O que for necessário deve ser ordenado, etiquetado, arrumado e armazenado adequadamente. Implemente melhorias no layout de seu posto de trabalho para facilitar o desenvolvimento de suas atividades.

SEISO – Mantenha limpo seu local de trabalho.
Elabore rotinas e responsabilidades para manter a limpeza de seu posto de trabalho.

SEIKETSU – Faça da higiene um hábito.
Higiene é uma questão cultural. Cuidar da manutenção da limpeza do ambiente de trabalho deve ser um compromisso.

SHITSUKE – Mantenha a ordem.
W. E. Deming nos ensinou que “sujeira e vandalismo elevam o custo de vida, e como qualquer psicólogo poderá comprovar, conduzem a trabalho mal feito e a insatisfação com a vida e com o local de trabalho”. É preciso, portanto, que a ordem seja mantida.

 

Instrutor Sergio Guimarães

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda.

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