É uma ferramenta para criatividade, usada para geração de ideias, conceitos e soluções para qualquer assunto, problema ou não, em uma situação sem críticas e limitações às sugestões fornecidas.

O tempo de reunião é curto, entre 30 e 60 minutos, o número de pessoas do grupo varia de 4 a 8 pessoas. O responsável pela situação define o tamanho do grupo e seus integrantes.

As regras do Brainstorming são:

  1. Não há julgamento: discussões e críticas às ideias apresentadas não são permitidas, para não causar constrangimentos e desvios dos objetivos.
  2. Quantidade de proposições é importante, um número alto propicia mais alternativas de solução para a situação em questão.
  3. “Vale tudo!”. Nenhuma ideia é deve ser descartada. Algumas vezes, é a origem da solução perfeita.
  4. Adaptar, mesclar propostas já feitas é permitido. Porém as ideias inicias sempre devem ser mantidas.
  5. Todos têm o mesmo direito e tempo de fala, a “democracia” é total.

O método de ação do responsável pela reunião deve se da seguinte maneira:

  1. Escolha alguém para controlar o tempo, alguém com menos experiência no assunto.
  2. Elabore uma pergunta para o estudo do assunto. O bom entendimento e a clareza são fundamentais.
  3. Um tempo deve ser concedido para raciocínio e apresentação das ideias. Elas podem ser de forma estruturada ou não estruturada:
  • Estruturada: o responsável define uma ordem de contribuições de propostas de tal forma que todos as exponham uma vez por rodada, caso não haja ideia de algum participante, esse passa vez para o próximo.
  • Não estruturada: as pessoas apresentam suas propostas aleatoriamente. Um cuidado deve ser tomado; as regras estipuladas devem ser seguidas e todos os membros tenham a igualdade de chance de opinar.
  1. Anote todas as propostas (com o nome do elaborador) em um lugar de fácil visualização de todos. Isso dá clareza e estimula o nascimento de novas ideias.
  2. Ao fim do processo de exposição, e não de reunião, o responsável interpreta cada proposta, se necessário com o elaborador, e elimina as dualidades. A eliminação deve ser em comum acordo dos participantes, caso não haja consenso, a proposta é mantida.

Após o Brainstorming uma resposta detalhada do sucesso ou não da reunião é fundamental para o grupo participante, pois estimulará a participação nas próximas.

 

Instrutor Christiano Andrade

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

 

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos