Você já agendou uma reunião ou treinamento e esqueceu de reservar a sala? Viajou e deixou o carregador do celular em casa ou ainda organizou um churrasco com os amigos e não comprou o carvão?

Costumamos confiar cegamente na memória, principalmente quando executamos tarefas recorrentes e frequentes como convocar uma reunião ou arrumar a mala. Entretanto, a memória não é infalível e costuma nos deixar na mão por diversos motivos que vão desde uma simples distração até o cansaço e o estresse.

Ao longo das 224 páginas de “Checklist, como fazer as coisas bem-feitas” (Editora Sextante), o jornalista e cirurgião americano Atul Gawande mostra como um simples, porém, eficaz checklist é capaz de livrar-nos de muitos problemas e aborrecimentos decorrentes da afobação, do esquecimento ou mesmo do excesso de confiança.

Mais do que isso. O autor traz, por exemplo, o caso do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que por meio de um checklist para procedimentos cirúrgicos de apenas cinco itens* (isso mesmo! apenas cinco itens!) conseguiu, em 15 meses, gerar uma economia de U$ 2 milhões, evitar 43 infecções e 8 mortes, em comparação com a média histórica do hospital:

Checklist 2001 Hospital Johns Hopkins

  • Lavar as mãos com sabonete;
  • Limpar a pele do paciente com antisséptico;
  • Colocar panos cirúrgicos esterilizados sobre todo o corpo do paciente;
  • Usar máscaras, touca, avental e luvas;
  • Recobrir com bandagem esterilizadas a área de inserção após a instalação do cateter venoso central.

O checklist gera resultados efetivos e contribui para que atividades recorrentes sejam executadas em menos tempo e com maior qualidade. Logo, podemos afirmar que o checklist é também uma ferramenta de organização e otimização do tempo com impactos diretos na produtividade.

O checklist gera resultados efetivos e contribui para que atividades recorrentes sejam executadas em menos tempo e com maior qualidade. Logo, podemos afirmar que o checklist é também uma ferramenta de organização e otimização do tempo com impactos diretos na produtividade.

Extremamente democráticos, os checklists podem ajudar todo mundo e o tempo todo, da dona de casa no supermercado (sim, a lista de compras é um checklist que, comprovadamente, gera uma boa economia!) até o piloto de um avião checando os procedimentos de voo.

 

 

Instrutor Sérgio Guimarães

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

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