Um Conselho de Administração é o órgão de relacionamento entre os acionistas e a empresa; é composto por membros eleitos ou designados, normalmente ex-diretores ou ex-presidentes de empresas que supervisionam as atividades de uma organização. Suas principais funções são: Entender o planejamento estratégico da empresa e aconselhar sobre a viabilidade de cada etapa do plano; opinar junto à Holding sobre quanto de investimento (Capex) os acionistas devem aplicar/apostar naquela empresa; monitorar o desempenho e o cumprimento do plano estratégico da organização. Mas como se dá este monitoramento?
Através de indicadores que devem ser fornecidos e conhecidos pela diretoria da empresa. Os indicadores preferidos de um conselho de administração são os seguintes:
ÍNDICE DE LIQUIDEZ: Utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa. Verifica se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos.
- Índice de Liquidez = Ativo Circulante / Passivo Circulante;
- Índice de Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante
- Índice de Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO: Mostra o nível de endividamento da empresa. Informa se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou recursos próprios.
- Endividamento = (Passivo Circulante + Passivo Elegível à Longo Prazo) / Ativo Total
- Passivo Elegível à Longo Prazo: Dívidas que serão liquidadas após o final do exercício.
ÍNDICE DE ATIVIDADE: Indica quantos dias a empresa demora, em média, para receber suas vendas, pagar suas compras e renovar o seu estoque.
- Prazo Médio de Cobrança
- Prazo Médio de Pagamento
ÍNDICE DE RENTABILIDADE: Calcula a taxa de lucro em valores absolutos com valores que guardam alguma relação entre si.
- Taxa de Retorno sobre o Investimento = Lucro Líquido / Total do Ativo Operacional;
- Taxa de retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido / Patrimônio Líquido;
- Margem de lucro sobre as Vendas (Margem Bruta) = (Lucro Bruto / Vendas Líquidas) x 100;
- Margem de lucro sobre as Vendas (Margem Líquida) = (Lucro Líquido / Vendas Líquidas) x 100.
Lucro Bruto: Apenas considerando os custos industriais, as depreciações e os impostos faturados como dedução das vendas líquidas.
Lucro Líquido: Lucro bruto menos o restante dos impostos e os encargos financeiros.
Vendas Líquidas: Vendas subtraídas os cancelamentos de vendas, os descontos incondicionais concedidos, os abatimentos sobre vendas, as devoluções de vendas, o ICMS, o ISS, o PIS e o COFINS.
Os diretores da empresa também devem ser fluentes em alguns outros indicadores na preparação das apresentações periódicas que são feitas aos conselhos de administração: Aumento da receita; retorno sobre o investimento; fluxo de caixa; valor econômico agregado (EVA = Vendas – Custos de Operacionais – Custos de Capital); lucratividade; aumento do mix de receita; produtividade da redução de custos; dimensão do mercado; taxa de crescimento do mercado; rentabilidade média; grau de rivalidade entre os competidores; quota de mercado da empresa; capacidade tecnológica; imagem da empresa no mercado e qualificação dos seus profissionais.
Uma sólida apresentação da diretoria ao conselho de administração pode garantir um bom volume de investimentos para o próximo período.
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial