No dicionário, eficiência “é a capacidade de produzir um efeito”, denota a ação propriamente dita; já eficácia “é a qualidade daquilo que produz o resultado esperado”, denota o tipo de resultado da ação. Portanto, eficiência tem grande relação com os processos, a forma com que uma atividade é realizada, enquanto que eficácia refere-se à qualidade do resultado produzido por este processo.
Hoje, é notória a preocupação dos dirigentes de qualquer empresa com a qualidade do que é produzido por ela. Contudo, a desatenção com o mapeamento, o acompanhamento, e a melhoria dos seus processos internos também é uma marca registrada de boa parte da atual administração empresarial. Albert Einstein dizia que “não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes”. Sendo assim, como alcançar objetivos organizacionais cada vez mais arrojados, sem ousar no redesenho e inovação dos processos operacionais e corporativos da empresa?
Para conseguir eficiência nos processos, ações que envolvam a modernização dos métodos e procedimentos de trabalho, além do aprimoramento dos recursos materiais e intelectuais da organização, são de fundamental importância. Para que estes processos sejam eficazes é necessário que as atividades de planejamento, organização, direção e controle do negócio sejam realizadas de forma assídua e contínua. Acompanhar indicadores uma vez por trimestre ou anualmente, além de não tomar ações para modificar a forma de atuação da empresa quando algum indicador apresentar um viés de baixa, é de pouca contribuição à obtenção dos resultados almejados.
Algumas recomendações podem ser dadas para que a empresa seja eficiente como organização:
- Aumente o grau de horizontalização do trabalho da empresa através das equipes de projetos e da criação dos donos de processos e seus times multidisciplinares;
- Modifique a estrutura organizacional da empresa sempre que mudanças significativas ocorrerem nas estratégias da organização ou no desenho de seus processos principais;
- Acompanhe os KPI (indicadores chave de desempenho) da organização e defina ou lute por metas ousadas, mas factíveis; se o acompanhamento dos indicadores e as metas forem fantasias, os empregados serão foliões e os resultados um completo carnaval;
- Disponibilize ferramentas, infraestrutura para que as atividades operacionais da organização possam ser feitas deforma rápida e inovadora; capacitação e metodologia são as principais armas das equipes campeãs;
- Promova uma integração da empresa através do desenvolvimento de uma visão sistêmica da organização e do sistema de valor onde ela opera;
Assim como algumas recomendações para que uma empresa atinja a eficácia organizacional, podem ser aqui apresentadas:
- Satisfaça os interesses dos seus stakeholders com um detalhado planejamento das ações futuras da organização; dessa satisfação depende a sobrevivência da empresa;
- Negocie, estabeleça compromissos; crie consensos interna e externamente;
- Promova a evolução das práticas de RH; entenda que as práticas de gestão de recursos humanos e a eficácia organizacional estão diretamente correlacionadas;
- Invista no aumento da reputação da organização; tanto como boa empregadora, quanto como expert na satisfação de seus clientes;
- Faça com que exista consequência nos resultados dos indicadores de eficácia da empresa: As premiações e bônus devem ter direta e estreita relação com o alcance das metas, sem exceções.
Estas medidas simples, quando combinadas podem potencializar a eficiência da organização, levando-a ao cumprimento mais efetivo de sua Missão, além de direcioná-la aos seus resultados e à sua Visão, de forma mais rápida e eficaz.
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial