INCLUSÃO E DIVERSIDADE:
O QUE É, POR QUE PRATICAR, COMO PRATICAR
E PRINCIPAIS VANTAGENS E DESAFIOS.
Ciclo de Palestras para Lideranças
SOBRE
“Na Nova Economia Inclusiva, a empresa que atrasar sua entrada no mundo das boas práticas da Inclusão de Pessoas e do respeito à Diversidade, poderá estar perdendo o bonde da história, pois objetivamente estará perdendo clientes, já que, mais do que um gesto nobre, digno e social, ser inclusiva melhora os resultados, fideliza os consumidores, retém talentos e eleva o clima organizacional!”
OBJETIVO
O programa apresentado a seguir objetiva sensibilizar as Lideranças para a questão da diversidade na organização, de forma que Líderes sejam os principais “curadores” dos programas de inclusão corporativa e, especialmente, sejam capazes de fomentar a construção de equipes diversas, trazendo resultados diretos e indiretos para a organização como
ETAPAS
Conheça as etapas do programa e se familiarize com a metodologia da LCM Treinamento, para levar à sua empresa um ambiente de maior inclusão e diversidade.
Clique nos módulos e veja os detalhes.
Etapa 1
KICK OFF
Módulo 1: INCLUSÃO E DIVERSIDADE: Contextualização
“INCLUSÃO E DIVERSIDADE: O QUE É, POR QUE PRATICAR, COMO PRATICAR E PRINCIPAIS VANTAGENS E DESAFIOS”.
Programa:
Nada funciona, sem que se saibam os porquês que devem nos mover, em direção a determinada situação. Não é diferente no caso do projeto de introdução da cultura da Inclusão e Diversidade. Responder às perguntas propostas é condição fundamental para o avanço às demais pautas a serem abordadas.
Etapa 2
ESTRUTURAL
Módulo 1: VIESES INCONSCIENTES
Programa:
O Impacto dos Vieses Inconscientes na Cultura da Diversidade e Inclusão: Tomando consciência de mecanismos inconscientes que influenciam as atitudes, as percepções, os julgamentos, as decisões e as ações. Reflexão sobre os impactos e dicas para desenvolver o autogerenciamento e autorregulação.
Módulo 2: LIDERANÇA INCLUSIVA
Programa:
O Poder Transformador da Liderança Inclusiva na Sustentabilidade das Organizações: Importância, desafios e os caminhos para o desenvolvimento da liderança inclusiva como competência comportamental estratégica na transformação da cultura organizacional, em adesão às pautas de inclusão e diversidade.
Módulo 3: ETARISMO, REFUGIADOS, ADICTOS, EGRESSOS, VULNERÁVEIS
Programa:
Para cada uma das pautas, serão apresentadas, quando aplicável, contextualização histórica, razões para a contratação, desafios no processo de contratação, bem como valores que estes profissionais poderão agregar à organização.
Módulo 4: CONTRATAÇÃO ÀS CEGAS & TRAINEES INCLUSIVOS
Programa:
A contratação às cegas é uma das modalidades mais inclusivas no processo seletivo, pois suprime todas as vertentes que gerem conexão entre a seleção de um candidato, e informações que gerem algum viés, por menor que seja, de exclusão.
Etapa 3
LUGAR DE FALA (OU VIVÊNCIA)
Módulo 1: PCDs
Programa:
Contextualização histórica, quem são tidos como PCDs, como e porque acolhê-los, dificuldades, desafios e alegrias deste processo. Cotas: porque incluir pela sensibilização é sempre melhor do que pela obrigação. Cases.
Módulo 2: PESSOAS TRANS / LGBT+
Quem são consideradas pessoas Trans? No que consiste o universo LGBTQIAP+? Quais os desafios destas pessoas, na busca pela inserção no mercado de trabalho. Contextualização histórica das lutas e posicionamentos.
Módulo 3: PESSOAS NEGRAS
Programa:
Negros, pretos ou morenos? Consciência negra ou consciência humana? Qual a história que as pessoas negras percorreram até aqui, e por que, apesar de serem mais de 50% da população, não são também, 50% de todos os cargos de uma empresa, em suas diversas posições hierárquicas?
Etapa 4
COMITÊ
Módulo 1: ORIENTAÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO
Programa:
A constituição de um comitê de diversidade (algo como embaixadores da diversidade, porém interno), é fundamental para o êxito o projeto de aculturamento. Este Comitê deve ter representatividade, seja dos diversos setores, seja dos diversos pilares, ou de ambos. Explicaremos seu funcionamento.
Etapa 5
RECURSOS HUMANOS
Módulo 1: SENSIBILIZAÇÃO ESPECÍFICA
É comum criar-se a expectativa de que o RH esteja pronto e apto para lidar com todos os assuntos que envolvem pessoas e o comportamento humano. Porém nem todos possuem perfis com empatia nata e muitos, de fato, nem conseguem ser empáticos, o que não significa que não possa demonstrar respeito.
Todos nós, humanos, somos uma combinação de traços, em diferentes proporções. E, sim, é possível identificar e lidar com a diversidade de perfis, alinhando expectativas com relação à Empatia x Respeito ao se falar de Diversidade e Inclusão. O RH precisa estar preparado para isso, seja para lidar com as suas próprias expectativas e limitações, seja para lidar com todas as outras pessoas da organização.
Etapa 6
PÍLULAS DE CUSTOMIZAÇÃO
Módulo 1: ACESSIBILIDADE E CULTURA INCLUSIVA
Programa:
Contextualização histórica do conceito de acessibilidade, importância da acessibilidade nas empresas e seus desafios na prática. Como espaços físicos, tecnologias, comunicações e atitudes podem contribuir para uma cultura inclusiva.
Módulo 2 : ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Programa:
Esta é uma reflexão que nos leva a duas questões fundamentais. A primeira reflexão é perguntar-se o quanto as diretrizes dos atuais processos seletivos de colaboradores da Área de Atendimento, de fato, espelham os propósitos e cultura de inclusão e diversidade da organização.
Neste sentido, é crucial que esta equipe seja composta por pessoas de diferentes grupos étnicos e sociais, gêneros e orientações sexuais e adeptas de diversas religiões e culturas. Outra questão importante é o quanto sua equipe de Atendimento está treinada e preparada para operacionalizar as estratégias de fidelização dos clientes, com processos, engajamento e práticas que garantam um atendimento diferenciado, empático, respeitoso e inclusivo.
Módulo 3: CAPACITISMO E PSICOFOBIA
Programa:
Definição, breve histórico, manifestações no cotidiano e importância de combatê-la nas organizações. Adoecimento mental dos trabalhadores e gerenciamento do estresse na rotina. Plano preventivo e corretivo em relação à psicofobia no meio corporativo.
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