O feedback é necessário em vários ambientes e situações, principalmente, no ambiente de trabalho. Algumas pessoas podem considerá-lo como uma crítica, porém, o feedback deve ser usado para aprimorar o desempenho das pessoas que estão ao nosso redor.
AS DEZ DIMENSÕES DO FEEDBACK
O conjunto das dez dimensões do feedback nos dá uma visão abrangente sobre essa ferramenta valiosíssima para o desenvolvimento das relações entre as pessoas e do desempenho de nossos associados. São elas:
1. Elaboração de um plano. Significa refletir sobre o que você deve dizer e, então, dar o feedback com exemplos objetivos, tendo preferencialmente a solução na “ponta da língua”, levando em conta as necessidades e os desejos de seu interlocutor.
2. Abordagem específica. Pressupõe saber o que de fato aconteceu para apresentar exemplos claros e compreensíveis; ficar levantando suposições é pouco recomendável.
3. Foco em comportamentos. O feedback eficiente concentra-se em comportamentos específicos que podem ser analisados e mensurados.
4. Escolha de hora e local. Refere-se à agilidade com que o retorno deve ser dado e ao local apropriado para isso. O ideal é que a opinião seja dada imediatamente ou pouco tempo após a realização do trabalho ou evento, com exceção do feedback semestral ou anual. De preferência, deve ser adotado um clima agradável, de pouca tensão.
5. Feedback equilibrado. Refere-se ao equilíbrio entre o retorno positivo e o corretivo. Muitos gerentes não conseguem contrabalançar os dois tipos, preferindo praticar principalmente o feedback corretivo.
6. Controle emocional. Ao se relacionar com os outros e ao expressar uma opinião, cuidado para não “perder a cabeça” ou exagerar. É fundamental ser objetivo e permanecer calmo. Os acontecimentos do “aqui e agora” são mais importantes do que os de muito tempo atrás.
7. Uso de técnicas eficientes, como ir direto ao assunto, estabelecer contato visual e focar as questões essenciais.
8. Estilo eficaz. Refere-se à criação de uma abordagem pessoal na hora de dar feedback. Um estilo eficaz requer algum tempo para ser desenvolvido e inclui a prática de só dar “conselhos”, se a pessoa solicitar.
9. Descrição de sentimentos. Essa prática pode ser complicada para quem tem dificuldade de demonstrar o que sente. Nossos sentimentos são importantes, além de serem poderosos e impactantes quando combinados com uma mensagem de feedback.
10. Capacidade de ouvir (escuta ativa). Consiste em encorajar a outra pessoa a expressar seu ponto de vista e então escutar atentamente o que ela diz. Isso requer a habilidade de fazer perguntas genéricas que estimulem o outro a dizer o que pensa.
OS QUATRO TIPOS DE FEEDBACK
1. Positivo
A função básica do feedback positivo é reforçar comportamentos que desejamos que sejam repetidos. Ou seja, quando alguém faz algo que produz resultados ou nos agrada, é importante fazer um “depósito bem forte e positivo no balde de feedback dessa pessoa!” Caso contrário, é provável que o comportamento não venha a se repetir.
2. Corretivo
Tem o objetivo de modificar um comportamento. Colocando de maneira simples, se o comportamento de uma pessoa precisa mudar, a melhor chance de fazer com que isso aconteça é dando um feedback corretivo. O problema é que a maioria das pessoas se confunde e acaba descambando para o feedback ofensivo. Sem o devido treino, não se consegue dar um feedback corretivo de maneira eficaz, e, honestamente, isso é mesmo um desafio.
3. Insignificante
É tão vago ou genérico que a pessoa que o recebe não tem certeza de seu propósito. Muita gente usa esse tipo de feedback acreditando que causará um enorme efeito positivo. Na verdade, não é o que acontece. Ele gera uma resposta mínima por parte da outra pessoa. Sem importância ou impacto em comparação com os outros tipos, esse tipo de feedback faz jus ao seu nome.
4. Ofensivo
É um tipo de feedback capaz de comprometer severamente as relações, por desqualificar e/ou desvalorizar a pessoa. Provoca sentimentos não recomendados à saúde das relações e das pessoas; tais como: raiva, medo, etc. Pode provocar ainda, comportamentos, em geral indesejados, como: defesa, revide agressivo e submissão.
LEMBRE-SE: o tipo de feedback que praticamos tem grande influência na definição do tipo de resposta que obtemos.
Instrutora Celisa Gonçalves
Consultora associada da LCM Treinamento Empresarial Ltda