A QUESTÃO
Hoje em dia, os profissionais que desejam evoluir, em especial nas carreiras gerenciais ou empreendedoras, se utilizam da figura do Coach como suporte. Contudo, há algum tempo já se utilizavam da pessoa do Mentor. Mas, afinal, o que é Coaching e o que é Mentoring? Qual a diferença entre estas duas atribuições?
O PROCESSO DE COACHING
A Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS) define a atividade de Coaching como “uma metodologia, uma ferramenta, um misto entre arte e ciência, que promove o desempenho individual e coletivo, tornando o ser humano cada vez melhor, atingindo seus objetivos e resolvendo seus problemas”. o Coach é uma espécie de treinador que ajuda o profissional a perceber os fatores impeditivos e facilitadores no seu caminho e a traçar as ações que o levarão do ponto inicial ao ponto desejado. Existem o Coach pessoal e o Coach profissional; sendo o Coachee o indivíduo que está passando pelo processo de Coaching.
O PROCESSO DE MENTORING
Por outro lado, Mentoring é uma metodologia abordada, normalmente por empresas, visando o compartilhamento de saberes técnicos entre mentor e colaborador. Se um jovem profissional, está começando sua carreira em uma grande empresa, usualmente ele é orientado e acompanhado por alguém com muito mais prática e vivência na área de atuação dele, evitando assim que o novato naquela função cometa erros profissionais básicos, e facilitando o alcance do nível profissional de seu mentor.
O PERFIL DOS DOIS PROFISSIONAIS
O Coach é alguém que sabe aplicar ferramentas de desenvolvimento humano para aumentar uma performance e com isto garantir o alcance dos objetivos de seu Coachee.
Já o Mentor é um profissional sênior, que por experiências profissionais avançou, desenvolvendo-se em sua carreira.
Portanto, um Mentor é um exemplo vivo de alguém a ser seguido; enquanto um Coach alinha recursos internos e externos, cria um ambiente de apoio e segurança ao Coachee, levantando questionamentos precisos e dando constantemente um feedback apropriado.
A DIFERENÇA ENTRE OS PAPÉIS DE COACH E MENTOR
Quanto às metodologias e abordagens, o Coach irá lidar com o desempenho emocional do cliente e não com seu desempenho prático e técnico; enquanto o Mentor trabalhará com o compartilhamento de técnicas profissionais com seu colaborador orientado.
Quanto ao perfil profissional, um Mentor precisa ter experiência técnica e processual suficiente para ser um orientador de pessoas, ou mesmo de equipes. Já o Coach deveria ser alguém que possui credenciamento, certificações em métodos, e que tenha resultados comprovados em práticas anteriores.
CONCLUSÃO
Embora ambas as funções sejam necessárias, o Coach é mais indicado para profissionais que querem desenvolver carreiras gerenciais ou empreendedoras, enquanto o Mentor é mais necessário no caso de profissionais inexperientes nas atividades core de suas funções. Contudo, um Coach deve ficar atento à oportunidade de usar o mentoring para enriquecer um processo de Coaching, transferindo conhecimento para o Coachee, aprofundando assim a relação de confiança entre os participantes do processo.
Referência
FEBRACIS. Coaching x Mentoring: descubra a diferença entre essas duas áreas. Disponível em Coaching x Mentoring: descubra a diferença entre essas duas áreas (febracis.com).
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial