Todos nós, pelo menos uma vez na vida, já tivemos que falar em público numa ocasião formal ou mesmo numa reunião informal. Esse artigo é resultado da modelagem de inúmeros excelentes oradores públicos – alguns com treinamento em PNL e outros não.

As ideias e sugestões apresentadas aqui farão uma tremenda diferença na sua atuação como orador em público. Isso inclui o seu estado, o estado da audiência, dicas de como montar o seu discurso, o seu modo de falar, como ancorar a audiência, como acrescentar um “algo mais” ao discurso e como se aperfeiçoar no futuro.

O SEU ESTADO

Vamos começar com uma ressignificação: é bom ficar um pouco nervoso! Isso o deixa ativo e atento. Aqui estão algumas ideias para garantir que você mantenha um bom estado ao falar em público.

1. Excelentes oradores praticam, e não importa quão espontânea pareça a fala deles. Um orador me disse que ele ensaia até 8 vezes antes de se apresentar perante uma audiência. Outro me contou que ele pode sonhar estar fazendo o seu discurso – e que algumas vezes o faz! Ironicamente, quanto mais você ensaiar, mais espontâneo você parece, porque pode mudar de assunto e retornar facilmente ao tema inicial. Escreva um esboço do que você quer dizer e depois fique de pé na frente de um espelho, de um amigo, com um gravador ou uma câmara de vídeo e ensaie até se sentir confortável. Estar preparado é a sua maior ferramenta contra o nervosismo (ou se você tiver uma estratégia de “mover-se em direção à” para ficar relaxado e se sentir no controle).

2. Saber como redigir notas é essencial. Existem duas regras que devem ser usadas para escrever notas: “pouco e grande.” Lembre-se: você ensaiou e está familiarizado com aquilo que vai falar. Portanto escreva tão pouco quanto possível. Não escreva as frases por inteiro; ao contrário, escreva palavras ou trechos que lhe recordem o que você quer falar.

Invista em duas canetas de marcação de cores diferentes e escreva com letras grandes em negrito aquilo que pode ver facilmente apenas dando um olhar rápido nas suas folhas. Mudar as cores no final de cada ideia irá tornar as suas notas mais legíveis. Se você estiver digitando, use uma fonte grande. Você quer que a sua fala seja fluente porque isso irá ajudá-lo a ficar mais relaxado. Isso também o liberta para prestar mais atenção na audiência para obter rapport ou para ancorar estados. Empacar no meio da palestra tentando decifrar as suas notas pode ser embaraçoso. E a sua audiência pode ficar irritada.

3. Respire com o diafragma porque isso o deixa relaxado. Fale com a sua laringe aberta. (Uma maneira de fazer isto é visualizar que ela está aberta.)

4. Use o padrão swish para se colocar em qualquer estado que o ajude a obter um desempenho máximo.

5. Além de tudo que está acima, seja apenas você mesmo. Não faça o erro de “Fulano de tal é um grande orador. Vou imitar a maneira dele falar e também ser um grande orador.” Os melhores oradores são apenas eles mesmos … no seu melhor desempenho.

O SEU MODO DE FALAR

A diversidade enriquece a sua fala bem como o ajuda a se conectar com diferentes tipos de pessoas na sua audiência. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

1. Bons oradores apelam para todos os sistemas representacionais. Tipicamente, eles ficam de pé o que obriga a audiência a olhar para cima e ir para o visual. Alguns falam num compasso rápido (visual) e outros num compasso mais moderado (auditivo). Virtualmente todos bons oradores pronunciam claramente (auditivo digital) e não tem voz monótona (auditivo tonal). E virtualmente todos eles usam uma linguagem rica e vívida bem como muitas palavras cinestésicas. Um orador me contou que “a ‘técnica’ mais segura é simplesmente ser sincero e falar direto do coração (cinestésico).

2. Considere quem é a sua audiência e você saberá quais predicados a serem encorajados. Algumas vezes você estará falando para um grupo misto, geral e vai querer falar em todos os sistemas representacionais. Porém outras vezes, o grupo pode ser mais homogêneo. Por exemplo, eles são floristas, arquitetos, advogados, músicos ou terapeutas?

3. Varie os operadores modais. Afinal, existem coisas que nós temos que fazer para parar a poluição, coisas que podemos e queremos fazer, bem como outras que nós esperamos fazer.

4. Para encorajar todos na audiência, você também vai querer subir e descer na hierarquia das ideias. Tenha certeza de fazer algumas afirmações abstratas sobre a poluição bem como algumas muito específicas.

5. Sem dúvida considere os diferentes valores que as pessoas podem ter sobre o seu assunto. Por exemplo, algumas pessoas podem ver a poluição como algo perigoso e insalubre, outras podem vê-la como destruidora da beleza da natureza, enquanto outras se preocupam com o enorme custo exigido para eliminá-la.

6. E não vamos nos esquecer que na audiência existem os semelhantes e os diferentes. Esteja seguro de utilizar marcadores linguísticos para captar a atenção de todos. “Certamente muitos de vocês irão discordar, mas …”; “Tudo se resume a …”; “A política governamental tem sido efetiva, mas nós gostaríamos de aperfeiçoá-la com…”.

Fonte: www.golfinho.com.br

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos