Introdução
Antes de tudo, você precisa saber por que está escrevendo. É para informar, convencer, entreter, refletir? Isto vai definir o tom, a linguagem e até o estilo do texto.
Definindo sua ideia
Saber para quem você vai escrever muda tudo: vocabulário, profundidade do conteúdo e até exemplos usados. E no final te diz como escolher o tema do relatório ou livro.
Fazer boas perguntas no início do processo é como afiar o machado antes de cortar a árvore: economiza energia lá na frente. Algumas questões devem ser feitas nesta fase para definir a ideia central de um artigo ou livro:
- Sobre o que exatamente eu quero escrever?
- Qual é o objetivo principal do meu texto?
- Quem é o meu público-alvo?
- Qual é a mensagem principal que quero transmitir?
- Quais são as principais perguntas que o leitor pode ter sobre esse tema?
- Já existem outros textos sobre isso? O que o meu vai trazer de novo?
- Como eu posso dividir essa ideia em partes menores?
Planejamento e estrutura do trabalho
Um bom planejamento, com a criação de um esboço ou sumário, ajuda a estruturar a lógica do conteúdo, seu início, desenvolvimento e conclusão, além de evitar que o texto fique confuso ou repetitivo. Planejar também ajuda a prever o tempo e os materiais que serão necessários (pesquisas, entrevistas, leituras etc.).
Pesquisa e preparação
A pesquisa é uma das etapas mais importantes na preparação de qualquer texto; ela dá base, profundidade e credibilidade ao que você vai escrever. Os motivos dela precisar ser feita são os seguintes:
- Fundamenta o conteúdo do texto;
- Enriquece e aprofunda a narrativa;
- Ajuda a entender melhor o público e o mercado;
- Amplia a visão do autor sobre o tema;
- Evita erros e superficialidade;
- Dá credibilidade ao autor
Edição e revisão
Deve-se estabelecer uma rotina de revisão em etapas para que a edição seja constantemente revista durante a criação do texto, contendo:
– Uma revisão de conteúdo, deve ser feita para saber se o texto cumpre o objetivo proposto; se as ideias estão organizadas de forma lógica; se há repetições, lacunas ou desvios de foco; se os argumentos são convincentes e bem fundamentados.
– Uma revisão de coesão e coerência também é necessária para entender se os parágrafos se conectam bem; se os títulos e subtítulos refletem o conteúdo; se as transições entre seções são suaves; e se há frases ambíguas ou confusas.
– Uma revisão gramatical e ortográfica.
– Uma revisão de estilo e tom, visando perceber se o tom está alinhado com o público-alvo; se a linguagem está clara, envolvente e acessível; e se há trechos prolixos que podem ser simplificados.
Por fim, deve ser feita “uma revisão técnica”, onde serão inspecionadas as citações e referências; as tabelas, gráficos e imagens; e as notas de rodapé e anexos.
Marketing e divulgação
Aqui alguns passos devem ser respeitados para o sucesso do texto preparado:
- crie presença digital;
- produza conteúdo relacionado ao livro, como posts e vídeos curtos;
- planeje o lançamento através de evento virtual e presencial;
- faça parcerias com influenciadores ou especialistas no tema;
- participe de eventos e entrevistas;
- considere anúncios pagos no Facebook e no Google Ads.
Conclusão
Este breve texto anseia ser um rápido guia prático para quem quer escrever, revisar e divulgar uma obra com propósito e profissionalismo. Um último conselho sobre o tema em questão: escreva com propósito e publique com coragem, pois você nunca sabe quem vai ler, mas alguém sempre pode se transformar seguindo com dedicação um roteiro.
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial