A Customização em Massa é a prática gerencial de produção que melhor exemplifica os arranjos produtivos do Grupo 2.
É uma evolução natural da organização dos processos produtivos definidos no Grupo 1, que permite uma produção em massa com a possibilidade de atender a desejos e necessidades específicas de clientes, com custos próximos aos dos produtos de massa (não customizáveis), entregas em tempos aceitáveis e a preços razoáveis.
A customização em massa não é uma personalização por completo do produto, e sim uma customização do produto conforme a empresa pode oferecer ao consumidor, ou seja, há liberdade de escolha por parte do consumidor, porém, dento de limites estabelecidos para os itens de escolha.
Combina com eficiência as características de produção das economias de escala com as economias de escopo, produzindo módulos com ganhos de escala e combinando-os de forma a compor produtos diferentes em processos mais flexíveis.
O processo de produção exige características específicas de projeto de produto e processo, assim como a adição de etapas de produção que vão desde o relacionamento com o consumidor até a logística de insumos e produtos como, por exemplo:
- O produto deve ser projetado de forma a ser um conjunto de módulos que, uma vez diferentes, implicarão em produtos diferentes;
- O arranjo produtivo deve ser projetado de forma a permitir a produção dos módulos e sua subsequente montagem;
- Dever ser possível uma variedade significativa de produtos de forma que as variações representem efetivas diferenças em termos de percepção do consumidor;
- Deve existir um processo de forte relacionamento com o consumidor de forma a detectar, planejar e produzir o produto desejado;
- O processo de produção deve considerar uma “cadeia de suprimentos” capaz de responder às necessidades de tempo e quantidades, desde a solicitação do consumidor até a efetiva entrega do produto final.
Instrutor Ruy da Costa Quintans
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial