MASP – CA
Considerações iniciais
Agregar valor aos resultados e melhorar os processos de negócios são fundamentais para uma organização. Conjuntamente a isso, o cliente, que é o foco da instituição, preza pela qualidade do produto ou serviço prestado.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
- Capacitar o participante compreender e tratar adequadamente o contexto de falhas de processos, produtos e serviços.
- Apresentar alternativas de métodos estruturados para identificação, análise e solução de falhas.
- Apresentar ferramentas simples e eficazes de melhoria de processos.
Metodologia
A didática de ensino deste treinamento foi elaborada de forma prática e interativa, com exercícios aplicados, de forma a despertar o interesse dos participantes para que os resultados obtidos sejam aplicados de imediato na empresa.
Carga-horária: 16 horas
Programa:
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
- Conceitos fundamentais: o que é um problema?
- Organizar: categorias de identificação.
- Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
- Abordagens de solução.
2. AS FERRAMENTAS BÁSICAS DE ESTATÍSTICA: No Excel.
- Ativar a biblioteca de suplementos estatísticos do software Excel®.
- Concretizar conceitos de Estatística básica com o auxílio do software.
3. PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade
- Brainstorming
- Histograma.
- Folha de verificação.
- Diagrama de Pareto.
- Fluxograma.
- Cartas de controle (média e amplitude).
- Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
- Diagrama de dispersão.
- Matriz GUT/Matriz BASICO
- 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status..
- Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Action).
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