Gestão de Custos e Formação de Preços
Considerações Iniciais
O estabelecimento de preços competitivos requer o sólido conhecimento dos componentes de estrutura de custos e despesas, possibilitando assim uma adequada análise da rentabilidade de seus produtos.
OBJETIVO GLOBAL
Capacitar os participantes com Conhecimentos sobre análise de custos e de conceitos financeiros fundamentais aplicados à formação dos preços, utilizando técnicas de apuração do resultado operacional, identificando a relevância dos principais elementos formadores do preço, fornecendo uma base sólida para a formulação de estratégias de redução de custos e melhoria de rentabilidade.
RESULTADOS ESPERADOS : Ao final do módulo o participante deverá ser capaz de:
- Estabelecer políticas para a gestão de custos;
- Distinguir o conceito de abordagem por absorção e abordagem por contribuição;
- Identificar a importância do custo unitário;
- Aplicar os principais métodos de custeio.
- Analisar tomadas de decisão sobre alterações de preços.
- Aplicar a relação custo-benefício e custos de oportunidade na análise de custos.
- Aplicar os conceitos de formação de preço por várias metodologias.
Metodologia
A metodologia utilizada será de exposição dialogada, debates e estudos de casos. Serão criadas situações onde os participantes poderão absorver o aprendizado na prática.
Programa:
GESTÃO DE CUSTOS
- Classificação dos custos;
- Métodos de custeio;
- Esquema básico.
CUSTO POR ORDEM E POR PROCESSO
- Custeio por ordem;
- Custeio por processo.
CUSTO PADRÃO
- Conceituação do custo Padrão
- Tipos e finalidades do custo Padrão
- Controle pelo custo padrão
PONTO DE EQUILÍBRIO
- Cálculo do ponto de equilíbrio;
- Metas do ponto de equilíbrio;
- Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico;
- Limitações e aplicações do método.
FORMAÇÃO DE PREÇO
- Métodos genéricos de formação de preço
- Preço com base no custo pleno
- Preço com base no custo padrão
- Aplicação de Mark-ups
ENTRE EM CONTATO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO.