Gestão de Conflitos
Considerações iniciais
Os novos desafios, as constantes mudanças e o senso de urgência no ambiente de negócios passaram a exigir dos profissionais habilidades ligadas às relações interpessoais, à comunicação e ao trabalho em Equipe. É fundamental que possam desenvolver sua competência emocional nas relações de trabalho
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
Desenvolver nos participantes habilidades e atitudes para lidar com conflitos, identificando os focos e as causas para atuar na sua prevenção e resolução a partir do encaminhamento adequado às situações de impasse, de forma que o aprimoramento dessa competência resulte na construção de relacionamentos saudáveis na vida pessoal e profissional conflitos.
Metodologia
A LCM utiliza uma metodologia fundamentalmente interativa buscando conduzir e intensificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos participantes
O treinamento será estruturado a partir de Técnicas e Ferramentas de Condução de Grupo e serão aplicadas atividades e recursos diversificados tais como:
Jogos Empresariais – Dinâmicas – Vídeos – Oficinas de Atividades – Exposição Conceitual
Carga-horária: 8 horas (1 dia)
Programa:
SOBRE CONFLITOS: Conceitos e contextualização
- O que é o conflito? Características, tipos de conflito e sua natureza.
- Visão tradicional x visão contemporânea: inevitáveis e gerenciáveis
- Atitudes diante do conflito: “zona de desconforto” do impasse
O CONFLITO ESTABELECIDO: Estratégias para administrar conflitos
- Táticas para lidar com Conflitos: Vantagens – Desvantagens – Quando usar
- Habilidades que favorecem a prevenção : comunicação – cooperação – confiança
- Boas práticas para administrar conflitos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
- O que é IE e o que é ser emocionalmente inteligente?
- Como a inteligência emocional favorece o trabalho em Equipe?
- As 5 habilidades principais segundo Daniel Goleman:
Autoconhecimento
Auto e hétero percepção. Desenvolvimento pessoal e maturidade emocional
Empatia
Perceber segundo a ótica da outra pessoa
Captando sutilezas nos estilos e administrando as diferenças.
Gerenciamento das Emoções
Como lidar com as emoções. A auto sustentação emocional.
Relações Sociais
As dificuldades mais comuns na convivência humana.
Entrosamento, sinergia, relacionamento e respeito mútuo
Motivação
De onde vem a motivação. Inspirar para ação.