Design Thinking
Considerações Iniciais
Nem todas as pessoas são geniais….., mas com a abordagem do Design Thinking é possível capacitar pessoas “não geniais” com um conjunto de princípios, processos e ferramentas extraídos da prática de Design Industrial para que consigam desenvolver, sistematicamente, soluções inovadoras e efetivas.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
- Conceituar Inovação e Empreendedorismo
- Exercitar a identificação de problemas e causas-raízes
- Perceber o papel humano no engajamento de pares e clientes internos
- Introduzir e praticar o uso das principais técnicas de Design Thinking.
- Apresentar e praticar as ferramentas Canvas: Personas e Proposta de Valor
- Discutir o impacto proveniente das novas tecnologias disruptivas nos próximos 3 anos.
- Apresentar os principais mecanismos de financiamento à Inovação no Brasil.
Metodologia
A LCM utiliza uma metodologia fundamentalmente interativa buscando conduzir e intensificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos participantes
O treinamento será estruturado a partir de Técnicas e Ferramentas de Condução de Grupo e serão aplicadas atividades e recursos diversificados tais como:
Jogos e Dinâmicas – Vídeos – Oficinas de Atividades – Exposição Conceitual
Programa:
INTRODUÇÃO
- A construção do conhecimento como processo de aprendizagem
- Aprendizagem em Laboratório
FERRAMENTA MINDMAP, APRESENTAÇÕES
- Mapas mentais como técnica de gestão de informações e solução de problemas.
INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO
- Conceituação e reflexão sobre a atitude para inovar.
- Pessoas: ponto focal no processo de inovação
- Princípios indicado para resolver problemas complexos
- Organizações exponenciais: o que são e o que possuem em comum.
DESIGN THINKING
- Conceituação e suas aplicações.
- Princípios do DT: empatia, criação de valor e ambiguidade
- Visual Thinking e a criação por iteração
- A dinâmica do Design – “duplo diamante”
TÉCNICAS DE SELEÇÃO E IDEAÇÃO
- Desk Research / Shadowing / Brainstorming
- APLICAÇÕES DO DESIGN THINKING
- Business model canvas e canvas da proposta de valor.
- Novas tecnologias disruptivas e seus impactos nos negócios.
- Prototipação, modelos de escala, startups.
ENTRE EM CONTATO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO.