Desenvolvimento de Conteúdos
Considerações iniciais
Profissionais em diversas áreas estão sujeitos frequentemente a situações onde deverão expor conteúdos técnicos, métodos de trabalho, procedimentos e processos.
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
1-Capacitar o participante a planejar, estruturar e organizar o conteúdo de suas apresentações de forma a torná-la consistente, eficaz e pertinente aos objetivos e a público a que se destina.
2-Proporcionar o conhecimento de técnicas e dicas para produção de slides em PowerPoint de forma que conteúdo possa ser apresentado de forma cativante e possibilitando o acompanhamento visual.
Metodologia
Interativa, através de dinâmicas e simulações alternando com exposição dialogada, bem como com estudo e debate de material didático de apoio.
Carga-horária: 16 horas (2 dias)
Programa:
PREPARAÇÃO PRÉVIA
- A importância do planejamento para comunicação eficaz.
- Fases do processo de planejamento de uma apresentação.
- Entendimento do contexto e domínio do conteúdo.
- O reconhecimento do público-alvo : direcionando a apresentação.
- O uso do STORYTELLING= story (conteúdo) + telling (fala, postura, visual)
- Benefícios da estrutura narrativa (storytelling).
ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO
- Definindo claramente o assunto.
- Se você não sabe aonde quer chegar, não é a plateia que vai adivinhar.
- Visão abrangente sobre o assunto.
- Esse cuidado permitirá definir o objetivo e o propósito da apresentação.
- Elimine o desnecessário: Foco é fundamental.
- Princípio da pirâmide.
- Apenas pontos que assegurem resultados gerarão convencimento.
- Tangibilize resultados e benefícios.
- A credibilidade no orador e palavras bonitas não resolvem a questão.
ESTRUTURAÇÃO DA MENSAGEM:
- Como definir claramente a que conclusão e recomendação você chegou.
- Exercício de drill down: como deixar claro por que sua conclusão faz sentido.
- Como expor dados, fatos e informações.
- Apenas o raciocínio lógico não é suficiente para convencer a plateia.
- Recursos que otimizam a conclusão.
ENTRE EM CONTATO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO.