Comunicação Assertiva
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
“Uma das grandes conquistas de um profissional é a capacidade de ser assertivo. A falta de assertividade é causadora de muitos conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação”. Reinaldo Passadori
OBJETIVO GLOBAL:
- Capacitar os profissionais a desenvolverem uma comunicação eficaz, através de comportamentos e ações que garantam a comunicação de forma objetiva.
- Desenvolver habilidades voltadas para a comunicação, facilitando desta forma as relações profissionais e a prevenção de conflitos.
- Ampliar a habilidade de comunicação realizada de forma assertiva, para agregar valor ao processo de comunicação na empresa.
METODOLOGIA
A LCM utiliza uma metodologia fundamentalmente interativa buscando conduzir e intensificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos participantes
O treinamento será estruturado a partir de Técnicas e Ferramentas de Condução de Grupo e serão aplicadas atividades e recursos diversificados tais como:
Jogos e Dinâmicas – Vídeos – Oficinas de Atividades – Exposição Conceitual
PROGRAMA:
COMUNICAÇÃO EFICAZ: Fator de otimização Profissional
- As organizações no novo cenário da comunicação e das relações humanas.
- Como expressar ideias discordantes sem comprometer a relação.
- Compartilhamento de informações e conhecimentos.
O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
- Comunicação verbal e não verbal.
- Saber expressar-se: poder das perguntas; expressar-se com eficácia; clareza e objetividade.
- Saber ouvir: ouvir ativamente; “a arte de ouvir”, os efeitos da interrupção.
- Sinais não verbais de receptividade e resistência.
ASSERTIVIDADE
- Significado de assertividade e sua importância no processo de comunicação.
- Por que o indivíduo não é assertivo?
- Prática para tornar a comunicação assertiva.
FEEDBACK ENTRE PARES
- Como dar e receber feedbacks entre pares.
- Cuidados: tendências à “supervalorização” e a “subestimação”.
- A troca do “monólogo” pelo “diálogo”.
- Construção de um roteiro.
COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE MELHORIA PESSOAL E PROFISSIONAL
- Desenvolvimento da empatia.
- Principais canais de comunicação: Auditivo – Visual – Sinestésico.
- Técnicas para confirmação de entendimento.
- Expressões de influência: expressões que facilitam e as que funcionam como barreiras.
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