Análise de Falhas e Solução de Problemas
Considerações iniciais
Agregar valor aos resultados e melhorar os processos de negócios são fundamentais para uma organização. Conjuntamente a isso, o cliente, que é o foco da instituição, preza pela qualidade do produto ou serviço prestado.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
Capacitar o participante a entender, mapear e aplicar uma metodologia de solução de problemas em um processo de produção ou serviços. Fundamentar os conceitos de qualidade, priorização e análise de dados.
Proporcionar conhecimentos sobre princípios de estatística em nível intermediário, através da utilização das funções estatísticas do Excel, objetivando a construção e interpretação de informações para tomada de decisões referentes à solução de problemas e controle de processos de qualidade.
Metodologia
A didática de ensino deste treinamento foi elaborada de forma prática e interativa, com exercícios aplicados, de forma a despertar o interesse dos participantes para que os resultados obtidos sejam aplicados de imediato na empresa.
Carga-horária: 16 horas
Programa:
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
- Conceitos fundamentais: o que é um problema?
- Organizar: categorias de identificação.
- Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
- Abordagens de solução.
2. AS FERRAMENTAS BÁSICAS DE ESTATÍSTICA: No Excel.
- Ativar a biblioteca de suplementos estatísticos do software Excel®.
- Concretizar conceitos com o auxílio do software:
- Estatística Descritiva .
- Análise de Tendência e Regressão Linear.
3. PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade
- Brainstorming
- Histograma.
- Folha de verificação.
- Diagrama de Pareto.
- Fluxograma.
- Cartas de controle (média e amplitude).
- Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
- Diagrama de dispersão.
- Matriz GUT
- 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status.
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