Administração do Tempo
Considerações iniciais
Se o ator e cineasta Charles Chaplin estivesse vivo e em plena atividade, certamente teria filmado Tempos modernos, com outro título: Tempos malucos.
Nossa vida pessoal e profissional se transformou num maremoto de atividades urgentes e problemáticas em que prazos não mais existem, pois tudo precisa ser “pra ontem”. Nesse cenário, poucos conseguem ser efetivamente produtivos.
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
- Sensibilizar o participante sobre a importância e o valor do tempo e oferecer ferramentas e técnicas para que ele seja capaz de utilizar seu tempo com mais equilíbrio e produtividade.
- Alertar o participante sobre os riscos à saúde e à produtividade, decorrentes da falta de planejamento, da desorganização e do estilo de vida acelerado.
- Identificar e combater os desperdiçadores de tempo e hábitos inadequados que mais interferem na perda de produtividade e gestão do tempo do participante.
- Capacitá-los a eleger prioridades com clareza e precisão, bem como focar seu trabalho em resultados sustentáveis, planejar e concluir projetos com eficácia.
- Elaborar um plano de ação para combater a procrastinação, desenvolver a disciplina e construir novos hábitos.
Metodologia:
Fundamentalmente interativa, com conceitos e técnicas apresentados através de exercícios e dinâmicas individuais e em grupos, dinâmicas e exposição conceitual, de modo a proporcionar a reflexão e estimular a posterior aplicabilidade na prática.
Duração: 8 horas
Programa:
O QUE É O TEMPO?
Por que administrar o tempo?
- É possível administrar o tempo? Por que temos a sensação, cada vez maior, de que falta tempo?
- Trabalho, produtividade, realização pessoal e qualidade de vida: O Tempo de Chronos e o Tempo de Kairós.
- Tempo é dinheiro? Ou tempo é vida? Características do Tempo.
- Quais são seus papéis? Tempo para você: o papel do EU.
- Sinergia e conflito de papéis
DESPERDIÇADORES DE TEMPO
- Como enfrentar, de forma sistêmica, os desafios da administração do tempo na empresa, tais como:
- Reuniões improdutivas.
- Excesso de e-mails e de informações.
- Desorganização do ambiente de trabalho.
- Interrupções constantes, entre outros…
DELEGAÇÃO EFICAZ
- A delegação como fator de otimização de tempo
- Os aspectos que envolvem a delegação eficaz.
- Gerando tempo livre para liderança estratégica e conquista de resultados.
TEMPO E ESTRESSE
- Tenho estresse por que não tenho tempo ou não tenho tempo por que tenho estresse?
- Gerenciamento de tempo ou de energia?
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