Toda empresa que deseja se manter no mercado precisa inovar constantemente, seja nos processos internos, seja nos seus produtos (serviços) e comunicação com o mercado. Para tanto, entendo que qualquer inovação só acontece quando existe contribuição das pessoas envolvidas no negócio, sejam elas colaboradores, parceiros ou fornecedores. Estabelecer um canal de comunicação efetivo com essas pessoas é um fator determinante para aumentar a produtividade e gerar inovação.

Independente do porte da empresa, uma boa comunicação interna é extremamente necessária e, ao contrário do que se pensa, estabelecer essa comunicação é um grande desafio inclusive para micro e pequenas empresas. A estratégia é tornar essa comunicação parte da cultura organizacional, inserindo essa consciência em todos os níveis hierárquicos de forma que a sua prática seja um hábito e um valor para todos.

Uma empresa que se comunica gera alto nível de satisfação profissional entre os seus colaboradores que, por consequência, se desenvolvem mais e melhor, individualmente e coletivamente, aumentando a produtividade do negócio como um todo. Informar o que você espera de um colaborador e o que ele tem que fazer não é o que chamo de comunicação. Ela vai além, este profissional precisa saber de que forma contribui com o seu trabalho.

A boa comunicação é aquela que facilita a resolução de problemas e conflitos que naturalmente acontecem em qualquer empresa. Mas é comum vermos setores interdependentes que não fazem ideia de qual é a rotina e necessidade de cada área envolvida, assim jamais será possível resolver alguma questão com agilidade. Esse é apenas um exemplo, poderia citar inúmeros outros. Acontece que a falta de comunicação gera um desperdício e retrabalho que pode ser crucial para a sobrevivência de um negócio.

O processo de comunicação interna tem merecido amplo destaque nas organizações, e sua qualidade pode refletir positiva ou negativamente nos resultados da organização. Por esta razão cuidar da comunicação interna representa um dos mais importantes requisitos para a produtividade dos colaboradores.

Esta pesquisa de caráter quantitativo, qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo principal analisar o atual processo de comunicação interna da empresa “Discar Distribuidora de Bebidas” para verificar a influência da comunicação interna na produtividade dos colaboradores do setor administrativo. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos funcionários do setor. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Foi sugerido que a empresa realize reuniões para comunicar mudanças ocorridas, deixando cartazes ou mural apenas como reforço.

A comunicação deverá ser direcionada a todos os colaboradores que sentirão o impacto da mudança. Concluiu-se que na empresa existe um ambiente formal e informal aberto para a comunicação interna que contribui para que o fluxo de informação seja facilitado. Porém, constatou-se a necessidade de implementação de ações voltadas para a melhoria deste processo.

1. Comunicação interna
Uma comunicação interna eficiente dá informações claras sobre metas, conquistas, desafios e problemas operacionais da organização que afetam os empregados. Elevando o nível de conhecimento sobre esses temas, a comunicação interna ajuda o empregado a entender o seu papel na organização, melhorando, assim, a sua performance.

2. Ferramentas de comunicação
Ferramentas de comunicação pode ser uma contribuição importante para a produtividade. O Órgão de Estatísticas Nacionais do Reino Unido descobriu que investimentos em telecomunicações tiveram um efeito positivo na produtividade, chegando a explicar até 7,5% de diferença na produtividade de empresas de manufaturas. Eles reportaram que o uso de computadores aumentou a produtividade em 2,1% para cada 10% de empregados com conhecimento na área de TI, enquanto disponibilizar internet para a equipe aumentou a produtividade em 2,9% para cada 10% capacitados.

3. Comunicação unificada
Apesar de algumas ferramentas individuais, como e-mail, telefone fixo, caixa-postal, telefone celular e mensagens instantâneas, oferecerem benefícios específicos para a produtividade, muitas organizações reconhecem os benefícios adicionais de integrá-las à uma solução unificada.
A empresa de pesquisa Chadwick Martin Bailey reportou que a falta de sucesso ao integrar os meios de comunicação pode reduzir a produtividade. Um questionário foi enviado às firmas sem comunicação unificada e 56% dos empregados responderam que, ao tentar se comunicar com um colega de trabalho, simplesmente adivinhavam que meio de comunicação utilizar e não conseguiam resultado na primeira tentativa.
Quase metade dos que participaram da pesquisa perderam o prazo ou tiveram atraso em um projeto devido a problemas de comunicação.

4. Comunicação móvel
A comunicação móvel permite que empregados longe das suas mesas mantenham contato e acesso a dados e aplicativos necessários para a manutenção da produtividade. Um estudo da empresa Cisco Systems sobre seus próprios empregados mostrou que 69% experimentavam uma produtividade maior ao trabalhar remotamente, enquanto 83% acreditavam que sua capacidade de comunicação e colaboração com os colegas de trabalho não mudavam ao trabalhar fora do escritório.

5. Redes sociais
Redes sociais podem ter efeitos positivos ou negativos na produtividade, dependendo da maneira como são usadas pelos empregados. A empresa Nucleus Research estima que cerca de 50% dos empregados visitam a página do Facebook no trabalho por razões pessoais e isso pode reduzir a produtividade em 1,5%. No entanto, muitas organizações estão encorajando empregados a utilizarem ferramentas de redes sociais para melhorar a colaboração. Manter colegas atualizados sobre projetos através do Twitter, ou colocar perfis de habilidades e pedidos de ajuda no Facebook são maneiras de simplificar a comunicação e melhorar a produtividade.

Instrutor Antônio Pinheiro

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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