O desejo de qualquer apresentador é sempre atrair e conquistar seu público. Para se obter êxito nessa tarefa, saber contar uma boa história é um dos pontos mais importantes. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil, já que nem todo mundo nasce com o dom de contador de histórias.

Mas não desanime. Abaixo seguem algumas dicas que vão ajudá-lo nessa desafiadora tarefa.

1. ENTENDA O MOTIVO

O primeiro passo para criar uma boa história é definir um tema e um motivo pelo qual você a está desenvolvendo. Conhecer o objetivo que se deseja alcançar tornará mais simples e efetiva a tarefa de criar boas histórias.

2. CONCENTRE-SE SEMPRE EM VOCÊ

Ao identificar um tema para a história que será contada, muitas pessoas acabam construindo suas narrativas em torno de um produto ou até mesmo em torno de outras pessoas. Isso não é uma boa saída. A melhor maneira de desenvolver uma boa história é utilizar exemplos próprios.

Assim, recomenda-se relatar suas próprias falhas, seus desafios, seus sucessos e demais experiências pessoais.

3. IDENTIFIQUE UMA INCÓGNITA

Antes de desenvolver a sua história, identifique uma incógnita ou um problema para ser inserido dentro do seu relato. Basicamente esse recurso funcionará com um ponto de decisão, onde os espectadores ficarão atentos para saber qual é a sua decisão perante ao problema apresentado.

Um simples exemplo seria o caso de você abrir seu e-mail e descobrir uma mensagem privada que seu chefe pretendia enviar a outro colega e lhe enviou por engano. Nesse caso, existe um problema que você relatou ao seu público e eles ficarão envolvidos na história para saber qual foi a sua reação. Ou seja, você tem o público na palma da sua mão.

4. MANTENHA O ENGAJAMENTO

Após ter intrigado o público com a criação de uma incógnita em sua história, você deverá mantê-los engajados ao longo dela. Uma dica simples é substituir algumas palavras para tornar a história mais interessante. Um exemplo neste caso, seria substituir conjunções, como “e” por “mas”. Para ver a diferença que essa pequena mudança pode fazer, veja o exemplo abaixo:
–  Eu abri o e-mail e em seguida percebi que não era para mim. Então me desesperei e liguei para um colega pedindo um conselho.
–  Eu abri o e-mail, mas então percebi que não era para mim. Por isso, eu me desesperei e liguei para uma colega pedindo um conselho.

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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