Em finanças, o cálculo do valor presente desempenha um papel fundamental. Sabemos da matemática financeira que não podemos somar quantias situadas em instantes de tempo distintos. Claro que no nosso cotidiano fazemos isso a todo o momento quando somamos os gastos de um dia com os gastos de outro. Ou seja, o que fazemos no dia a dia é uma simplificação da realidade. Quando fazemos uma simplificação da realidade dizemos que estamos usando um modelo. O segredo da utilização dos modelos é que a simplificação adotada não distorça muito a informação que desejamos ao final. Em finanças também fazemos simplificações, ou seja, utilizamos modelos.
Por exemplo, quando dizemos que vamos representar todos os gastos do primeiro ano como estando situados na data 1, estaremos somando os valores do primeiro ano, que podem estar situados em meses diferentes, como se estivessem na mesma data. Como se não houvesse valor do dinheiro no tempo para aquele ano. Suponhamos que vamos fazer investimentos no primeiro ano e que depois teremos benefícios já a partir do primeiro ano. O que fazemos?
Procuramos ser conservadores com o nosso modelo. Consideramos todos os gastos que serão feitos no primeiro ano como ocorrendo na data zero, que vimos ser a data de hoje. Antecipando a posição destes gastos estaremos aumentando o valor destes gastos, pois o dinheiro valerá mais quanto mais próximo da data de hoje estiver. E consideraremos que todos os ganhos que vierem no primeiro ano serão considerados ao final do primeiro ano. Mais uma vez estaremos sendo conservadores pois ao considerar os ganhos todos situados no final do ano estaremos reduzindo o seu valor correspondente na data de hoje. É por isso que usamos geralmente nas calculadoras os fluxos de caixa considerando o chamado sistema END, isto é, considerando todos os fluxos como sendo colocados ao final do ano. No final das contas o que temos é um modelo conservador.
Então, em finanças temos esse problema de lidar com valores em datas diferentes. E a solução encontrada foi de trazer todos os valores para a data zero. Por que a data zero costuma ser a escolhida? O principal motivo é que a data zero representa a data de hoje, e na data de hoje todos nós temos perfeita noção do poder de compra de qualquer valor.
Ou seja, sabemos exatamente o que podemos comprar com os valores. Qual o sentido intuitivo de valor presente? Considere o valor presente como sendo o valor que você tendo hoje, e aplicando à taxa usada para o seu cálculo, irá gerar o fluxo de caixa – no sentido unitário ou de série – que lhe deu origem.
Para cálculo de juros compostos, fica muito mais fácil utilizar a calculadora HP 12C. Se você não possui uma HP 12C não precisa se preocupar na internet temos como obter nos seguintes endereços:
- http://www.vichinsky.com.br/hp12c/hp12c.php – você consegue calcular direto na tela do computador.
- Para instalar nos smartphones Android ou IOS é muito fácil. Basta ir na loja Play Store ou App Store e localizar a calculadora Touch Fin Calculator (free) ou Touch fin RPN.
Se você não conhece a HP 12C, depois de instalar no seu smartphone, você também pode assistir aos vídeos que estão disponíveis nos endereços: https://www.youtube.com/watch?v=Ay7IHS2VIZs ou https://www.youtube.com/watch?v=YsFj0_gqT5w
Instrutor Washington Luiz Ferreira
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial