PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

Desenvolvimento de Competências de Liderança

CONCEITO

Desenvolver LÍDERES capazes de INFLUENCIAR E TRANSFORMAR Pessoas e Cenários em que atuam.

O PDL – Programa de Desenvolvimento Líderes
será apresentado em 2 Fases:

Fase 1 – Treinamento (3 trilhas)
Fase 2 – Análise de Perfil

TRILHA 1
FERRAMENTAL

TRILHA 2
LIDERANÇA

TRILHA 3
CAPACITAÇÃO

ANÁLISE
DE PERFIL

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

CONTEXTUALIZANDO

  • É possível administrar o tempo? Por que temos a sensação de que falta tempo?
  • Trabalho, produtividade, realização pessoal e qualidade de vida: O Tempo de Chronos e de Kairós.
  • Tempo e estresse: gerenciamento de tempo ou de energia?

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E PRIORIDADES

  • Urgente, Importante ou Circunstancial?
  • Matriz de Priorização PRC: Critérios para definição de prioridades com foco em resultados sustentáveis.
    – Projetos / Atividades de Rotina / Crises e Resolução de Problemas.
  • Viés do presente: foco no agora versus foco no depois.

DESPERDIÇADORES DE TEMPO

  • Como enfrentar, de forma sistêmica, os desafios da administração do tempo na empresa, tais como:
    – Reuniões improdutivas.
    – Excesso de e-mails e de informações.
    – Desorganização do ambiente de trabalho.
    – Interrupções constantes, entre outros…

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

  • Técnicas de planejamento e organização da agenda e das demandas de trabalho:
    – Relação 20/80.
    – Flow e Técnica do Pomodoro.
    – Lista de Tarefas. Checklist.

COMO CONSTRUIR NOVOS.

  • Força de vontade e disciplina.
  • Como vencer a procrastinação.
  • Plano de Ação individual.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA

O CONTEXTO DA LIDERANÇA

  • Cenário e tendências das organizações.
  • O que é Liderança e o que significa “Ser Líder”.
  • Modernos conceitos de gestão & liderança: Ser Líder x Ser Chefe.
  • Competências críticas para uma liderança focada em resultados.

PAPEL E PRINCÍPIOS DO LÍDER

  • Identificar e satisfazer as necessidades dos liderados.
  • Ser cuidadoso e justo em avaliações / julgamentos. Demonstrar respeito às pessoas.
  • Desenvolver a autoridade para tornar-se líder.

CONCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO

  • Influência de crenças e valores pessoais.
  • Impactos nos processos de comunicação e engajamento no trabalho.

ESTILOS DE LIDERANÇA

  • Capacidade diagnóstica – com base na teoria da Liderança Situacional.
  • Como lidar com as diferenças dos membros das equipes.
  • Desempenhos diferentes requerem estratégias diversificadas de liderança.

LIDERANÇA SITUACIONAL: como ferramenta de desenvolvimento de equipe:

  • Premissas do modelo. Comportamento diretivo X comportamento de apoio.
  • Identificando o nível de desenvolvimento do liderado.
  • Escolhendo o estilo adequado a cada liderado/situação.

LIDERANÇA INSPIRADORA:

  • Líder pelo exemplo.
  • Coerência/credibilidade.
  • Liderança por valores.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO

NEGOCIAÇÃO: Conceitos Fundamentais

  • Aspectos culturais. Quadrantes da Negociação.
  • Conceitos – Poder, Tempo e Informação.
  • Superando o “Não”. Facilitando o “Sim”.

OS ESTÁGIOS DA NEGOCIAÇÃO

  • Planejamento e Preparação. Estágio Preliminar.
  • Abertura / Exploração / Fechamento.
  • Reconstrução.

MÉTODO DA NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS – O MODELO DE HARVARD

  • Negociação de Posições. Abordagens na Negociação – processo ganha-ganha.
  • Os quatro princípios fundamentais:
  • A separação de Pessoas do Problema. O foco nos Interesses e não nas Posições.
  • A invenção de Opções de Ganhos Mútuos. Utilização de Critérios Objetivos.

ETAPA DE PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO

  • As visões Distributiva e Integrativa. Estruturação da Negociação.
  • Criação da Macna – Melhor Alternativa em Caso de Não Acordo.
  • Determinação das Estratégias – variáveis de decisão.

TÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO

  • O uso da planilha ZOPA – Zona de possível acordo.
  • Negociando com quem aplica táticas “não convencionais”.
  • Matriz e táticas para concessões.

O NEGOCIADOR

  • Estilos de Negociar – como negociar com cada estilo.
  • Qualidades do bom negociador: técnicas de capacitação das habilidades negociais.
ASSESSMENT

DESENVOLVIMENTO

Aplicação de Ferramenta de ASSESSMENT para Análise de Perfil INDIVIDUAL.
Sugerimos a Metodologia DISC da Plataforma E-Talent.

APLICAÇÃO

O participantes receberão uma senha para acessar o sistema.
O tempo empregado no processo de preenchimento das questões será de no máximo 14min.

RELATÓRIO

Cada participante receberá um Relatório individual.
Este relatório trará valiosas informações a respeito de três áreas:
  – comportamentos, motivadores e a integração entre comportamentos e motivadores.
O Relatório visa proporcionar um autoconhecimento dos talentos e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento pessoal e profissional.

OBSERVAÇÕES

2. Caso a empresa tenha preferência por outra Ferramenta de Assessment, podemos utilizar.
3. Sugerimos a aplicação do instrumento DISC da E-Talent face ao conhecimento dos Consultores deste Projeto.

GESTÃO DE PROCESSOS

O LÍDER E A VISÃO DE PESSOAS E PROCESSOS

  • Visão sistêmica de toda a organização onde trabalha.
  • Percepção mais clara do seu papel nas decisões estratégicas da empresa.

CONCEITOS QUE ENVOLVEM PROCESSOS

  • O Sincronismo Organizacional e os 4 P da Gestão Empresarial.
  • Definição de Processo.
  • O Contexto Organizacional: Fluxo Vertical de Trabalho x Horizontalização.
  • O Processo da Estratégia.
  • Competências para a Gestão Eficaz de Processos – O Modelo CHA.

METODOLOGIAS PARA MAPEAR PROCESSOS

  • Modelo Triple Role.
  • Modelo SIPOC.
  • Fluxogramas de Processos.
  • Visão Sistêmica: Cadeia de Valor da Empresa.

APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS

  • Priorização de Processos a serem Revistos e os FCS.
  • Os Ciclos PDCA de Gestão de Processos.
  • Checklist para o Redesenho dos Processos.
  • Sistema de Medição do Desempenho de um Processo.
COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

  • Comunicação Verbal:
    – Saber expressar-se: expressar-se com eficácia; clareza e objetividade.
    – Saber ouvir : ouvir ativamente; “a arte de ouvir”, os efeitos da interrupção.
  • Comunicação Não Verbal:
    – Saber lidar com sinais de receptividade e de resistência.
  • Saber dizer “não” sem comprometer a relação.

ASSERTIVIDADE

  • O que é assertividade e sua importância no processo de comunicação.
  • Distinção entre assertividade e agressividade.
  • Como ser assertivo no dia a dia?
  • Técnica D.E.E.C.
  • Linguagem assertiva.

FEEDBACK: como instrumento de comunicação

  • Sensibilização para o momento da devolutiva ↔ feedback.
  • Percepção do “poder” desse instrumento.

O PROCESSO DE FEEDBACK: Dicas essenciais

  • Visão sobre a técnica de DAR E RECEBER Feedbacks.
  • Fatores que interferem: Frequência, local, postura e credibilidade.
  • Tipos principais de Feedbacks: construtivo, destrutivo; corretivo e interativo.

FEEDBACK: dicas e cuidados fundamentais

  • Metas como balizadores para o feedback.
  • As relações interprofissionais no pós feedback.
  • Cuidados fundamentais e dicas valiosas no processo de feedback.
GESTÃO DE MUDANÇAS

A MUDANÇA E OS SEUS NÍVEIS

  • A mudança na Sociedade, o ambiente das organizações e pessoas
  • A mudança nas Organizações oriunda de fatores internos e externos
  • Grupos e equipes e a necessidade da mudança
  • A mudança sobre o indivíduo

LIDANDO COM AS PESSOAS

  • O fenômeno da resistência às mudanças
  • Os cinco estágios de Klüber-Ross
  • A Resiliência
  • Empatia, Simpatia, Entropia e Ressonância

O PROCESSO DE MUDANÇA

  • Estado Presente e descongelamento
  • A Transição – Gerenciamento da Dor e Gerenciamento da Consequência
  • Estado Futuro e Congelamento

O GERENCIANDO A MUDANÇA ORGANIZACIONAL

  • Mudança Organizacional Incremental, transformacional e revolucionário
  • Gestão estratégica
  • Negócio e Processos
  • Portfólio, Programas e Projetos

GERENCIANDO A MUDANÇA EM PROCESSOS

  • BPM – Business Process Management
  • Gerenciamento de Riscos
  • PCN – Planejamento de Continuidade de Negócios
DEVOLUTIVA INDIVIDUAL

DESENVOLVIMENTO

  • A Etapa DEVOLUTIVA será realizada individualmente com cada participante.
  • Nessa Etapa o participante receberá seu Relatório de E-TALENT impresso.
  • Duração de cada sessão: 50 minutos.

OBJETIVOS

  • Proporcionar aos participantes um entendimento das informações contidas nos seus Relatórios.
  • Realizar essa devolutiva com foco nos aspectos de Liderança.
  • Identificar talentos e oportunidades de melhoria.
TOMADA DE DECISÕES

BASES DA RACIONALIDADE HUMANA

  • Conceito de Utilidade.
  • Restrições da Racionalidade.

AMBIENTES DE UMA DECISÃO
DECISÕES COMPLEXAS

  • Pessoas / Estratégias / Crise.

PROCESSO RACIONAL;

  • Etapas.
  • Pensamento Intuitivo.

SIMPLIFICAÇÕES DO PROCESSO RACIONAL: HEURÍSTICAS

  • Representatividade.
  • Disponibilidade.
  • Confirmação.
  • Vieses cognitivos.

JULGAMENTOS EM SITUAÇÕES DE RISCO E INCERTEZA
ARMADILHAS EMOCIONAIS

  • Definições.
  • Vieses emocionais.

PROCESSO DECISÓRIO EM GRUPOS

  • Groupthink.
  • Dilema do Prisioneiro.

HABILIDADES DO TOMADOR DE DECISÃO

CONSTRUÇÃO DE EQUIPES EFICAZES

A LIDERANÇA E A GESTÃO DE EQUIPES

  • A influência do Líder transformação e construção das Equipes de alto desempenho.
  • Estágios de desenvolvimento das Equipes.
  • Tipos de equipes x a necessidade de flexibilização do Líder.
  • Os cuidados com as disfunções.

INTERAÇÃO DO LÍDER COM SUA EQUIPE

  • Como otimizar as relações interpessoais.
  • Como orientar sem fazer por.
  • Como inspirar para ação.
  • Como lidar com erros.
  • Como lidar com as individualidades sem perder a visão do coletivo.

DELEGAÇÃO e EMPOWERMENT

  • Os aspectos que envolvem a delegação eficaz.
  • O exercício da autoridade para alocar recursos e obter resultados.
  • Resistências à Delegação e ao Empowerment.
  • Delegação e Empowerment: gerando tempo livre para liderança estratégica e conquista de resultados.

MOTIVAÇÃO : Criando ambiente motivador

  • De onde vem a motivação.
  • A influência do líder no processo de motivação (indivíduos/ grupos).
  • Reconhecimento das categorias de necessidades que mobilizam as pessoas para o trabalho.
  • Identificação de estratégias para o seu gerenciamento.

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA ATUAL

  • Desenvolvimento de novos líderes e a sua ascensão profissional.
  • Estimular o trabalho em equipe e obter o comprometimento.
INOVAÇÃO COM DESIGN THINKING

INTRODUÇÃO

  • A construção do conhecimento como processo de aprendizagem
  • Aprendizagem em Laboratório

FERRAMENTA MINDMAP, APRESENTAÇÕES

  • Mapas mentais como técnica de gestão de informações e solução de problemas.

INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO

  • Conceituação e reflexão sobre a atitude para inovar.
  • Pessoas: ponto focal no processo de inovação
  • Princípios indicado para resolver problemas complexos
  • Organizações exponenciais: o que são e o que possuem em comum.

DESIGN THINKING

  • Conceituação e suas aplicações.
  • Princípios do DT: empatia, criação de valor e ambiguidade
  • Visual Thinking e a criação por iteração
  • A dinâmica do Design – “duplo diamante”

TÉCNICAS DE SELEÇÃO E IDEAÇÃO

  • Desk Research / Shadowing / Brainstorming

APLICAÇÕES DO DESIGN THINKING

  • Business model canvas e canvas da proposta de valor.
  • Novas tecnologias disruptivas e seus impactos nos negócios.
  • Prototipação, modelos de escala, startups.

PREPARAÇÃO DO PITCH (TRABALHO)

PERFIL DA EQUIPE

DESENVOLVIMENTO

  • A partir do cruzamento dos perfis individuais obtém-se o PERFIL DA EQUIPE.
  • Nessa Etapa, a empresa receberá o Relatório com Perfil , Características da Equipe e Estilo da Equipe.
  • Serão mapeadas as Necessidades x Resultados esperados da Equipe.

OBJETIVOS

  • Identificar o Estilo de Liderança requerido a cada Equipe.
  • Facilitar a gestão da Equipe através do conhecimento de suas principais características,
  • Visualizar os Talentos de cada membro da Equipe.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

  • Conceitos fundamentais: o que é um problema?
  • Organizar: categorias de identificação.
  • Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
  • Abordagens de solução.

PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade

  • Brainstorming / Histograma / Fluxograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
  • Diagrama de dispersão.
  • Matriz GUT.
  • 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status.

METODOLOGIA 8D :

  • Formar equipe.
  • Descrição do problema.
  • Ações de Contenção.
  • Definição da causa raiz.
  • Medidas corretivas não permanentes.
  • Medidas corretivas permanentes.
  • Medidas preventivas.
  • Revisão e aprovação.
LÍDER COACH

SOBRE COACHING

  • O que é Coaching?
  • Ganhos institucionais e individuais do modelo de Lider Coach.
  • Motivos pelos quais o modelo Coaching é o mais indicado às necessidades atuais.

O LÍDER COACH

  • O que é o Líder Coach e como se tornar um.
  • Ações do Líder Coach voltadas ao desenvolvimento de pessoas e equipes: consciência e responsabilidade.
  • Importância da comunicação e relacionamento interpessoal.
  • Proporcionando autonomia e empowerment.

TÉCNICAS DE COACHING

  • Etapas de preparação e execução.
  • Análise SWOT Pessoal.
  • Autoconhecimento e Feedback como ferramnta de gestão.

ESTUDO DE CASO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CONFLITOS

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL

  • O que é IE e como desenvolvê-la para alavancar sua carreira profissional e sua relações.
  • As habilidades segundo Daniel Goleman:
    – Autoconhecimento: desenvolvimento pessoal e maturidade emocional.
    – Empatia: perceber segundo a ótica da outra pessoa.
    – Gerenciamento das Emoções: a auto sustentação emocional.
    – Relações Sociais: as dificuldades mais comuns na convivência humana.
    – Motivação: inspirar a ação: mas como dar rumo?

SOBRE CONFLITOS: Conceitos e contextualização

  • O que é o conflito? Características, tipos de conflito e sua natureza.
  • Visão tradicional x visão contemporânea: inevitáveis e gerenciáveis.
  • Dinâmica do conflito: como nascem e se desenvolvem?
  • Causas do conflito: reais e emocionais. Origem: divergências, disputas, etc.
  • Atitudes diante do conflito: “zona de desconforto” do impasse.

O CONFLITO ESTABELECIDO: Estratégias para administrar conflitos

  • Táticas para lidar com Conflitos
    – Retirada – Suavização – Concessão – Colaboração – Dominação;
    – Vantagens – Desvantagens – Quando usar.
  • Habilidades que favorecem : comunicação – cooperação – confiança.
  • Boas práticas para administrar conflitos.
  • Como prevenir conflitos.
DIAGNÓSTICO FINAL

O Diagnóstico Final reunirá as informações da Equipe e de seus membros.

  • Realizaremos uma sessão de debriefing com RH da empresa para apresentar esse Diagnóstico
  • O Diagnóstico contém as RECOMENDAÇÕES individualizadas e para Equipe como um todo, possibilitando à empresa maior
  • clareza em suas estratégias em relação à gestão de pessoas.

Encerramento: TEAMBUILDING

METODOLOGIA

Utilizaremos metodologia exclusiva de educação de adultos que, através da construção lógica dos conceitos, oferece condições favoráveis ao aprendizado.

Dinâmicas, vídeos e jogos vivenciais são recursos didáticos que fazem parte de nossa atuação

O caráter participativo da metodologia promove a reflexão e debate de pontos relevantes, as analogias com a rotina profissional dos participantes e estimulam a internalização dos conteúdos e a adoção das vivências positivas como postura pessoal.

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