PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Desenvolvimento de Competências de Liderança
CONCEITO
Desenvolver LÍDERES capazes de INFLUENCIAR E TRANSFORMAR Pessoas e Cenários em que atuam.
O PDL – Programa de Desenvolvimento Líderes
será apresentado em 2 Fases:
Fase 1 – Treinamento (3 trilhas)
Fase 2 – Análise de Perfil
TRILHA 1
FERRAMENTAL
TRILHA 2
LIDERANÇA
TRILHA 3
CAPACITAÇÃO
ANÁLISE
DE PERFIL
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
CONTEXTUALIZANDO
- É possível administrar o tempo? Por que temos a sensação de que falta tempo?
- Trabalho, produtividade, realização pessoal e qualidade de vida: O Tempo de Chronos e de Kairós.
- Tempo e estresse: gerenciamento de tempo ou de energia?
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E PRIORIDADES
- Urgente, Importante ou Circunstancial?
- Matriz de Priorização PRC: Critérios para definição de prioridades com foco em resultados sustentáveis.
– Projetos / Atividades de Rotina / Crises e Resolução de Problemas. - Viés do presente: foco no agora versus foco no depois.
DESPERDIÇADORES DE TEMPO
- Como enfrentar, de forma sistêmica, os desafios da administração do tempo na empresa, tais como:
– Reuniões improdutivas.
– Excesso de e-mails e de informações.
– Desorganização do ambiente de trabalho.
– Interrupções constantes, entre outros…
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE
- Técnicas de planejamento e organização da agenda e das demandas de trabalho:
– Relação 20/80.
– Flow e Técnica do Pomodoro.
– Lista de Tarefas. Checklist.
COMO CONSTRUIR NOVOS.
- Força de vontade e disciplina.
- Como vencer a procrastinação.
- Plano de Ação individual.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA
O CONTEXTO DA LIDERANÇA
- Cenário e tendências das organizações.
- O que é Liderança e o que significa “Ser Líder”.
- Modernos conceitos de gestão & liderança: Ser Líder x Ser Chefe.
- Competências críticas para uma liderança focada em resultados.
PAPEL E PRINCÍPIOS DO LÍDER
- Identificar e satisfazer as necessidades dos liderados.
- Ser cuidadoso e justo em avaliações / julgamentos. Demonstrar respeito às pessoas.
- Desenvolver a autoridade para tornar-se líder.
CONCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO
- Influência de crenças e valores pessoais.
- Impactos nos processos de comunicação e engajamento no trabalho.
ESTILOS DE LIDERANÇA
- Capacidade diagnóstica – com base na teoria da Liderança Situacional.
- Como lidar com as diferenças dos membros das equipes.
- Desempenhos diferentes requerem estratégias diversificadas de liderança.
LIDERANÇA SITUACIONAL: como ferramenta de desenvolvimento de equipe:
- Premissas do modelo. Comportamento diretivo X comportamento de apoio.
- Identificando o nível de desenvolvimento do liderado.
- Escolhendo o estilo adequado a cada liderado/situação.
LIDERANÇA INSPIRADORA:
- Líder pelo exemplo.
- Coerência/credibilidade.
- Liderança por valores.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
NEGOCIAÇÃO: Conceitos Fundamentais
- Aspectos culturais. Quadrantes da Negociação.
- Conceitos – Poder, Tempo e Informação.
- Superando o “Não”. Facilitando o “Sim”.
OS ESTÁGIOS DA NEGOCIAÇÃO
- Planejamento e Preparação. Estágio Preliminar.
- Abertura / Exploração / Fechamento.
- Reconstrução.
MÉTODO DA NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS – O MODELO DE HARVARD
- Negociação de Posições. Abordagens na Negociação – processo ganha-ganha.
- Os quatro princípios fundamentais:
- A separação de Pessoas do Problema. O foco nos Interesses e não nas Posições.
- A invenção de Opções de Ganhos Mútuos. Utilização de Critérios Objetivos.
ETAPA DE PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO
- As visões Distributiva e Integrativa. Estruturação da Negociação.
- Criação da Macna – Melhor Alternativa em Caso de Não Acordo.
- Determinação das Estratégias – variáveis de decisão.
TÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO
- O uso da planilha ZOPA – Zona de possível acordo.
- Negociando com quem aplica táticas “não convencionais”.
- Matriz e táticas para concessões.
O NEGOCIADOR
- Estilos de Negociar – como negociar com cada estilo.
- Qualidades do bom negociador: técnicas de capacitação das habilidades negociais.
ASSESSMENT
DESENVOLVIMENTO
Aplicação de Ferramenta de ASSESSMENT para Análise de Perfil INDIVIDUAL.
Sugerimos a Metodologia DISC da Plataforma E-Talent.
APLICAÇÃO
O participantes receberão uma senha para acessar o sistema.
O tempo empregado no processo de preenchimento das questões será de no máximo 14min.
RELATÓRIO
Cada participante receberá um Relatório individual.
Este relatório trará valiosas informações a respeito de três áreas:
– comportamentos, motivadores e a integração entre comportamentos e motivadores.
O Relatório visa proporcionar um autoconhecimento dos talentos e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento pessoal e profissional.
OBSERVAÇÕES
2. Caso a empresa tenha preferência por outra Ferramenta de Assessment, podemos utilizar.
3. Sugerimos a aplicação do instrumento DISC da E-Talent face ao conhecimento dos Consultores deste Projeto.
GESTÃO DE PROCESSOS
O LÍDER E A VISÃO DE PESSOAS E PROCESSOS
- Visão sistêmica de toda a organização onde trabalha.
- Percepção mais clara do seu papel nas decisões estratégicas da empresa.
CONCEITOS QUE ENVOLVEM PROCESSOS
- O Sincronismo Organizacional e os 4 P da Gestão Empresarial.
- Definição de Processo.
- O Contexto Organizacional: Fluxo Vertical de Trabalho x Horizontalização.
- O Processo da Estratégia.
- Competências para a Gestão Eficaz de Processos – O Modelo CHA.
METODOLOGIAS PARA MAPEAR PROCESSOS
- Modelo Triple Role.
- Modelo SIPOC.
- Fluxogramas de Processos.
- Visão Sistêmica: Cadeia de Valor da Empresa.
APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS
- Priorização de Processos a serem Revistos e os FCS.
- Os Ciclos PDCA de Gestão de Processos.
- Checklist para o Redesenho dos Processos.
- Sistema de Medição do Desempenho de um Processo.
COMUNICAÇÃO E FEEDBACK
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
- Comunicação Verbal:
– Saber expressar-se: expressar-se com eficácia; clareza e objetividade.
– Saber ouvir : ouvir ativamente; “a arte de ouvir”, os efeitos da interrupção. - Comunicação Não Verbal:
– Saber lidar com sinais de receptividade e de resistência. - Saber dizer “não” sem comprometer a relação.
ASSERTIVIDADE
- O que é assertividade e sua importância no processo de comunicação.
- Distinção entre assertividade e agressividade.
- Como ser assertivo no dia a dia?
- Técnica D.E.E.C.
- Linguagem assertiva.
FEEDBACK: como instrumento de comunicação
- Sensibilização para o momento da devolutiva ↔ feedback.
- Percepção do “poder” desse instrumento.
O PROCESSO DE FEEDBACK: Dicas essenciais
- Visão sobre a técnica de DAR E RECEBER Feedbacks.
- Fatores que interferem: Frequência, local, postura e credibilidade.
- Tipos principais de Feedbacks: construtivo, destrutivo; corretivo e interativo.
FEEDBACK: dicas e cuidados fundamentais
- Metas como balizadores para o feedback.
- As relações interprofissionais no pós feedback.
- Cuidados fundamentais e dicas valiosas no processo de feedback.
GESTÃO DE MUDANÇAS
A MUDANÇA E OS SEUS NÍVEIS
- A mudança na Sociedade, o ambiente das organizações e pessoas
- A mudança nas Organizações oriunda de fatores internos e externos
- Grupos e equipes e a necessidade da mudança
- A mudança sobre o indivíduo
LIDANDO COM AS PESSOAS
- O fenômeno da resistência às mudanças
- Os cinco estágios de Klüber-Ross
- A Resiliência
- Empatia, Simpatia, Entropia e Ressonância
O PROCESSO DE MUDANÇA
- Estado Presente e descongelamento
- A Transição – Gerenciamento da Dor e Gerenciamento da Consequência
- Estado Futuro e Congelamento
O GERENCIANDO A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
- Mudança Organizacional Incremental, transformacional e revolucionário
- Gestão estratégica
- Negócio e Processos
- Portfólio, Programas e Projetos
GERENCIANDO A MUDANÇA EM PROCESSOS
- BPM – Business Process Management
- Gerenciamento de Riscos
- PCN – Planejamento de Continuidade de Negócios
DEVOLUTIVA INDIVIDUAL
DESENVOLVIMENTO
- A Etapa DEVOLUTIVA será realizada individualmente com cada participante.
- Nessa Etapa o participante receberá seu Relatório de E-TALENT impresso.
- Duração de cada sessão: 50 minutos.
OBJETIVOS
- Proporcionar aos participantes um entendimento das informações contidas nos seus Relatórios.
- Realizar essa devolutiva com foco nos aspectos de Liderança.
- Identificar talentos e oportunidades de melhoria.
TOMADA DE DECISÕES
BASES DA RACIONALIDADE HUMANA
- Conceito de Utilidade.
- Restrições da Racionalidade.
AMBIENTES DE UMA DECISÃO
DECISÕES COMPLEXAS
- Pessoas / Estratégias / Crise.
PROCESSO RACIONAL;
- Etapas.
- Pensamento Intuitivo.
SIMPLIFICAÇÕES DO PROCESSO RACIONAL: HEURÍSTICAS
- Representatividade.
- Disponibilidade.
- Confirmação.
- Vieses cognitivos.
JULGAMENTOS EM SITUAÇÕES DE RISCO E INCERTEZA
ARMADILHAS EMOCIONAIS
- Definições.
- Vieses emocionais.
PROCESSO DECISÓRIO EM GRUPOS
- Groupthink.
- Dilema do Prisioneiro.
HABILIDADES DO TOMADOR DE DECISÃO
CONSTRUÇÃO DE EQUIPES EFICAZES
A LIDERANÇA E A GESTÃO DE EQUIPES
- A influência do Líder transformação e construção das Equipes de alto desempenho.
- Estágios de desenvolvimento das Equipes.
- Tipos de equipes x a necessidade de flexibilização do Líder.
- Os cuidados com as disfunções.
INTERAÇÃO DO LÍDER COM SUA EQUIPE
- Como otimizar as relações interpessoais.
- Como orientar sem fazer por.
- Como inspirar para ação.
- Como lidar com erros.
- Como lidar com as individualidades sem perder a visão do coletivo.
DELEGAÇÃO e EMPOWERMENT
- Os aspectos que envolvem a delegação eficaz.
- O exercício da autoridade para alocar recursos e obter resultados.
- Resistências à Delegação e ao Empowerment.
- Delegação e Empowerment: gerando tempo livre para liderança estratégica e conquista de resultados.
MOTIVAÇÃO : Criando ambiente motivador
- De onde vem a motivação.
- A influência do líder no processo de motivação (indivíduos/ grupos).
- Reconhecimento das categorias de necessidades que mobilizam as pessoas para o trabalho.
- Identificação de estratégias para o seu gerenciamento.
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA ATUAL
- Desenvolvimento de novos líderes e a sua ascensão profissional.
- Estimular o trabalho em equipe e obter o comprometimento.
INOVAÇÃO COM DESIGN THINKING
INTRODUÇÃO
- A construção do conhecimento como processo de aprendizagem
- Aprendizagem em Laboratório
FERRAMENTA MINDMAP, APRESENTAÇÕES
- Mapas mentais como técnica de gestão de informações e solução de problemas.
INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO
- Conceituação e reflexão sobre a atitude para inovar.
- Pessoas: ponto focal no processo de inovação
- Princípios indicado para resolver problemas complexos
- Organizações exponenciais: o que são e o que possuem em comum.
DESIGN THINKING
- Conceituação e suas aplicações.
- Princípios do DT: empatia, criação de valor e ambiguidade
- Visual Thinking e a criação por iteração
- A dinâmica do Design – “duplo diamante”
TÉCNICAS DE SELEÇÃO E IDEAÇÃO
- Desk Research / Shadowing / Brainstorming
APLICAÇÕES DO DESIGN THINKING
- Business model canvas e canvas da proposta de valor.
- Novas tecnologias disruptivas e seus impactos nos negócios.
- Prototipação, modelos de escala, startups.
PREPARAÇÃO DO PITCH (TRABALHO)
PERFIL DA EQUIPE
DESENVOLVIMENTO
- A partir do cruzamento dos perfis individuais obtém-se o PERFIL DA EQUIPE.
- Nessa Etapa, a empresa receberá o Relatório com Perfil , Características da Equipe e Estilo da Equipe.
- Serão mapeadas as Necessidades x Resultados esperados da Equipe.
OBJETIVOS
- Identificar o Estilo de Liderança requerido a cada Equipe.
- Facilitar a gestão da Equipe através do conhecimento de suas principais características,
- Visualizar os Talentos de cada membro da Equipe.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
- Conceitos fundamentais: o que é um problema?
- Organizar: categorias de identificação.
- Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
- Abordagens de solução.
PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade
- Brainstorming / Histograma / Fluxograma.
- Diagrama de Pareto.
- Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
- Diagrama de dispersão.
- Matriz GUT.
- 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status.
METODOLOGIA 8D :
- Formar equipe.
- Descrição do problema.
- Ações de Contenção.
- Definição da causa raiz.
- Medidas corretivas não permanentes.
- Medidas corretivas permanentes.
- Medidas preventivas.
- Revisão e aprovação.
LÍDER COACH
SOBRE COACHING
- O que é Coaching?
- Ganhos institucionais e individuais do modelo de Lider Coach.
- Motivos pelos quais o modelo Coaching é o mais indicado às necessidades atuais.
O LÍDER COACH
- O que é o Líder Coach e como se tornar um.
- Ações do Líder Coach voltadas ao desenvolvimento de pessoas e equipes: consciência e responsabilidade.
- Importância da comunicação e relacionamento interpessoal.
- Proporcionando autonomia e empowerment.
TÉCNICAS DE COACHING
- Etapas de preparação e execução.
- Análise SWOT Pessoal.
- Autoconhecimento e Feedback como ferramnta de gestão.
ESTUDO DE CASO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CONFLITOS
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL
- O que é IE e como desenvolvê-la para alavancar sua carreira profissional e sua relações.
- As habilidades segundo Daniel Goleman:
– Autoconhecimento: desenvolvimento pessoal e maturidade emocional.
– Empatia: perceber segundo a ótica da outra pessoa.
– Gerenciamento das Emoções: a auto sustentação emocional.
– Relações Sociais: as dificuldades mais comuns na convivência humana.
– Motivação: inspirar a ação: mas como dar rumo?
SOBRE CONFLITOS: Conceitos e contextualização
- O que é o conflito? Características, tipos de conflito e sua natureza.
- Visão tradicional x visão contemporânea: inevitáveis e gerenciáveis.
- Dinâmica do conflito: como nascem e se desenvolvem?
- Causas do conflito: reais e emocionais. Origem: divergências, disputas, etc.
- Atitudes diante do conflito: “zona de desconforto” do impasse.
O CONFLITO ESTABELECIDO: Estratégias para administrar conflitos
- Táticas para lidar com Conflitos
– Retirada – Suavização – Concessão – Colaboração – Dominação;
– Vantagens – Desvantagens – Quando usar. - Habilidades que favorecem : comunicação – cooperação – confiança.
- Boas práticas para administrar conflitos.
- Como prevenir conflitos.
DIAGNÓSTICO FINAL
O Diagnóstico Final reunirá as informações da Equipe e de seus membros.
- Realizaremos uma sessão de debriefing com RH da empresa para apresentar esse Diagnóstico
- O Diagnóstico contém as RECOMENDAÇÕES individualizadas e para Equipe como um todo, possibilitando à empresa maior
- clareza em suas estratégias em relação à gestão de pessoas.
Encerramento: TEAMBUILDING
METODOLOGIA
Utilizaremos metodologia exclusiva de educação de adultos que, através da construção lógica dos conceitos, oferece condições favoráveis ao aprendizado.
Dinâmicas, vídeos e jogos vivenciais são recursos didáticos que fazem parte de nossa atuação
O caráter participativo da metodologia promove a reflexão e debate de pontos relevantes, as analogias com a rotina profissional dos participantes e estimulam a internalização dos conteúdos e a adoção das vivências positivas como postura pessoal.
SOLICITE OS DETALHES E O
PROGRAMA COMPLETO
NEWSLETTER
Receba as novidades da LCM Treinamentos
CLIENTES
Tels.: (21) 98212.5554 ou lcm@lcmtreinamento.com.br
Av. das Américas, 7607, sala 210 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – CEP: 22793-081