Identidade visual são parâmetros estabelecidos para definir a coerência visual da apresentação. Mesmo que cada slide represente um item no desenvolvimento do conteúdo, todos devem seguir padrões relacionados a tipo e tamanho de fontes, linhas, formas gráficas, cores, etc., para que a apresentação seja homogênea.

O primeiro parâmetro a ser levado em conta na criação da identidade visual é a personalidade da empresa ou instituição. É preciso considerar, por exemplo, a maneira como a empresa ou instituição encara sua missão e seus valores. Como é a logomarca, que cores identificam a empresa, que imagens poderiam ser associadas à sua missão. Enfim, é preciso descobrir o DNA visual da empresa. Sem esse cuidado corremos o risco de faltar coerência visual à apresentação.

DEFINA PREVIAMENTE OS ELEMENTOS QUE SERÃO USADOS

Antes de iniciar a elaboração do slide, o passo mais importante é se organizar e planejar com cuidado todas as etapas do trabalho. (1) Comece destacando no diagnóstico os mais relevantes que podem influenciar no visual da apresentação. (2) Isso feito, organize o conteúdo por etapas e defina que partes do conteúdo precisam ou não de apoio visual. (3) Agora, indique no storyboard o que será dito em cada slide e que elementos visuais você pretende usar. Por exemplo: haverá texto e imagem, ou apenas texto, ou apenas imagem? O texto será corrido ou em tópicos, ou apenas usaremos palavras-chave? A imagem escolhida, além do conteúdo, deve transmitir emoções? Quanto às cores, que esquema vamos usar ao longo de toda a apresentação? Haverá gráficos, fluxogramas ou tabelas? Serão figuras coloridas e animadas? Que recursos de animação vamos usar? Enfim, sem planejamento, corremos o risco de perder a coerência visual e transformar a apresentação numa colcha de retalhos.

Elementos / Funções:
1. Cores

  • Que cores estão associadas à empresa e à sua marca?
  • O tema da apresentação está relacionado a alguma cor?
  • Com que cores e tons o público se identifica?

2. Fontes

  • A maior preocupação é sempre com a legibilidade.
  • Use tamanho 20 a 25 para títulos e 15 a 18 para textos.
  • Procure usar fontes convencionais, as que estão comumente em qualquer computador. Esse cuidado evita de a fonte usada ser trocada na hora da apresentação. Arial e Helvética têm ótima legibilidade. Trebuchet e Century Gothic se quiser fontes diferentes das comuns.

3. Linhas

  • Servem para delimitar espaços, destacar objetos e informações.
  • Ângulos agudos e pontas denotam tensão, tecnologia e formalidade.
  • Linhas curvas e suaves expressam leveza.
  • Linhas verticais sequenciais revelam organização e certa rigidez.
  • Linhas delgadas sugerem leveza, suavidade.

4. Formas

  • Têm as mesmas funções das linhas.
  • Servem também para tornar o design mais atraente, organizar ou separar elementos, simbolizar uma ideia e direcionar o olhar para determinada direção.

5. Bullets

  • Apresentar cada ponto da agenda.
  • Expor a síntese de pontos já abordados.
  • Relacionar funções ou características de um serviço ou produto.
  • Rever os passos de um processo.

6. Gráficos e tabelas

  • Devem ser usados para sustentar a mensagem principal.
  • Gráficos de linha ajudam a mostrar a evolução e as tendências de um cenário.
  • Tabelas são eficientes para análise com duas variáveis.
  • Gráficos em pizza são adequados para comparações simples, com poucos dados. São muito eficientes para mostrar percentuais.
  • Gráficos de barra são eficientes em comparações quantitativas. Geram boa visualização de diferenças e semelhanças.

7. Fundos
a) Fundo branco

  • É mais formal
  • Não interfere na luminosidade
  • Melhor em ambientes maiores
  • Não permite brilho nos objetos

b) Fundo preto

  • É mais informal
  • Ilumina o ambiente
  • Melhor em ambientes menores
  • Não permite brilho nos objetos

APLIQUE NO SLIDE OS ELEMENTOS VISUAIS

Agora é a hora de montar o slide. É preciso ter atenção e senso estético. Lembre-se: o que buscamos é um design atraente. Fuja, portanto, da tentação de decorar o slide com elementos desprovidos de função. Tudo que for usado deve estar relacionado à mensagem principal, ao assunto do slide e ao DNA visual da apresentação.

O alinhamento dos elementos no slide é um dos segredos para obter a harmonia visual. Para colocar esse item em prática, lembre-se de usar as guias e as linhas das grades vertical e horizontal do PowerPoint. Dessa forma, podemos visualizar a área do slide dividida. Quanto mais elementos você planejou inserir, mais divisões devem ser visualizadas. Em geral, usamos duas, quatro ou seis divisões, dependendo do que será inserido. Mas lembre-se: evite um visual muito carregado de textos, imagens ou formas. Procure deixar algumas áreas no slide não ocupadas. Isso permite a plateia “respirar” durante a passagem dos slides.

USANDO DADOS E NÚMEROS NA APRESENTAÇÃO

As pessoas absorvem com mais facilidade uma boa história que uma avalanche de dados e números.  Números jogados em profusão em meio ao discurso acabam causando uma saturação de dados que não permite distinguir claramente o que é ou não relevante. Caso você só tenha uma montanha de números e dados e nenhuma história, cancele a apresentação e envie tudo por e-mail. Pessoas comuns não conseguem memorizar uma pilha de números rapidamente apresentada. O melhor é destacar os mais importantes. Se os relevantes constituírem uma quantidade elevada, prefira entregá-los à parte.

Dados e números relevantes devem ser apresentados de forma concisa, didática e atraente. Lembre-se de que números não são um fim em si mesmo. São um meio para revelar um fim maior.

COMO APRESENTAR DADOS

Só use gráficos e tabelas se ajudarem na sustentação da mensagem principal. Se a presença desse tipo de informação for significativa, atente para a representação que se ajustar melhor aos dados a serem apresentados. Algumas dicas:
a)    Analise se prefere destacar dados quantitativos ou qualitativos.
b)    Limpe as informações desnecessárias.
c)    Destaque visualmente o que for mais importante.
d)    Ilustre gráficos com elementos relevantes.
e)    Reserve o possivelmente necessário para documentos à parte.

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

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