No Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis, método é um “conjunto dos meios dispostos convenientemente para alcançar um fim e especialmente para chegar a um conhecimento científico ou comunicá-lo aos outros”. Mario Bunge (apud Marconi e Lakatos, 2000) define Método Científico como “um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais se propõem os problemas científicos e colocam-se à prova as hipóteses científicas”; e Robert Kaplan (apud Marconi e Lakatos, 2000) acrescenta que “a característica distintiva do método é a de ajudar a compreender, no sentido mais amplo, não os resultados da investigação científica, mas o próprio processo de investigação”. Logo, se pode dizer que o método ajuda a criar um processo de levantamento/investigação para gerar conhecimento sobre algum assunto, e difundir este conhecimento de forma estruturada aos interessados. Já o conjunto de passos para criar um método é chamado de Metodologia, que no mesmo Michaelis é definida como “Estudo científico dos métodos”. Mas quais seriam os passos, ou seja, a metodologia para criar/desenvolver um método?
1. Realização de Pesquisa: Nesta fase o problema ou necessidade é definido; hipóteses são geradas para guiar a solução do problema ou atendimento à necessidade, e dados são coletados para embasar as próximas fases.
1.1. Caracterização do problema ou necessidade a ser pesquisada, em suas dimensões técnicas e operacionais;
1.2. Estabelecimento de um conjunto de afirmações hipotéticas sobre as relações entre as variáveis que compõem as dimensões técnicas e operacionais do problema; além de supostas respostas que resolvam o problema ou atendam às necessidades demandadas;
1.3. Levantamento de um conjunto de possíveis ações que respondam ao como fazer para capturar todos os dados necessários à pesquisa através de pesquisa documental, estudo de caso ou pesquisa exploratória;
2. Escolha do Método de Abordagem: Esta fase vai justificar o conteúdo das afirmações hipotéticas feitas durante a pesquisa, utilizando para isto algumas lógicas de raciocínio, destacadas as três seguintes;
2.1. Método Indutivo: Cuja aproximação dos fenômenos caminha para planos cada vez mais abrangentes, indo das constatações mais particulares às leis e teorias (conexão ascendente); a partir de situações acontecidas, seus resultados e desdobramentos criam leis e teorias;
2.2. Método Dedutivo: Parte de generalizações aceitas, de leis abrangentes, para casos particulares, visando validar com fatos, inferências e conclusões, critérios e regras de comportamento mais gerais (conexão descendente);
2.3. Método Dialético: Cujo foco é a contraposição e contradição de idéias que leva a outras idéias; tem em vista a ação recíproca entre os fenômenos e suas contradições visando criar uma aproximação entre as ideias particulares e as ideias universais (Tese, Antítese e Síntese=Nova Tese);
3. Escolha do Método de Procedimento: Esta fase visa à verificação da viabilidade das hipóteses levantadas na fase de pesquisa, bem como gera ações para resolver o problema ou atender à necessidade definida na primeira fase.
3.1. Método Experimental: Analisa as hipóteses com base em experiências reais ou simulações em laboratórios para testar qual delas deve é verdadeira;
3.2. Método Estatístico: Analisa estatisticamente as hipóteses visando validá-las ou negá-las de forma quantitativa;
3.3. Método Histórico: Acompanha a evolução histórica do objeto de estudo visando entender qual hipótese de resolução do problema ou atendimento à necessidade é verdadeira;
3.4. Método Comparativo: Compara dados de diferentes atributos ou de distintos períodos do objeto estudado em busca de diferenças ou semelhanças entre eles, visando justificar alguma das hipóteses e desabilitar as outras;
De um ponto de vista prático, no final desta fase devem ser geradas ações que garantam a concretização da hipótese escolhida.
Uma engenharia reversa de um método real é de grande ajuda para entender a metodologia utilizada em sua criação. Tomando-se como exemplo o método de realização de um Planejamento Estratégico, este pode ser associado às fases da metodologia acima da seguinte maneira:
A. A missão e a visão da empresa definem o problema ou necessidade da pesquisa (1.1);
B. O estabelecimento de Diretrizes pelo Conselho de Administração através das Estratégias Corporativas Direcionais geram as hipóteses do problema ou necessidade (1.2);
C. O levantamento das Oportunidades e Ameaças do mercado, através das análises PEST, OT, Cinco Forças de Porter e Sistema de Valor são ações para capturar dados (1.3.);
D. O levantamento das Forças e Fraquezas da organização através do estudo da Cadeia de Valor da empresa também é uma ação para capturar dados (1.3);
E. A geração das possíveis estratégias da empresa, utilizando-se a Matriz SWOT, é um método de abordagem dedutivo, ou seja, parte do geral (mercado) para o específico (empresa) (2.2);
F. O desdobramento das Estratégias em Objetivos Estratégicos através do Balanced Scorecard também é um método de abordagem dedutivo, ou seja, parte do geral (empresa) para o específico (cada uma de suas áreas) (2.2);
A partir deste passo as empresas divergem em seus métodos/planejamentos:
G1. Lançamento das Estratégias no Mapa Estratégico, criação de projetos-piloto para testar os objetivos estratégicos e, a parir deles geração dos planos de ação da organização são passos que satisfazem ao método de procedimento experimental (3.1); ou
G2. Os testes de cada estratégia através da Avaliação Estratégica (Consistência, Consonância, Vantagem Competitiva e Viabilidade), a priorização das estratégias de acordo com os seus Fatores Críticos de Sucesso, e só então a implementação por intermédio de seus Vetores Estratégicos (Objetivos Estratégicos + Indicadores e Metas + Planos de Ação) satisfazem ao método de procedimento comparativo (3.4).
Como pode ser observado nesta engenharia reversa, o processo de planejamento estratégico é um método construído a partir da metodologia descrita nos itens 1, 2 e 3.
Instrutor Walter Gassenferth
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial