Os gateways são utilizados para controlar o fluxo do processo, podendo esse convergir ou divergir ao longo da sua execução. Um gateway é um elemento não obrigatório no processo. Caso o fluxo não necessite ser controlado, não se faz necessária a utilização de um gateway. Na BPMN o mesmo tipo gateway é usado tanto para dividir como para unir o fluxo do processo. A BPMN apresenta cinco tipos de gateways: gateway exclusivo, gateway inclusivo, gateway paralelo, gateway complexo, gateway baseado em eventos. Os principais são: exclusivo, inclusivo e paralelo.
- Gateway Exclusivo – Um gateway exclusivo divide o fluxo em dois ou mais fluxos, cada um deles com uma condição específica. As condições apresentadas são avaliadas e no momento em que uma delas é verdadeira o fluxo do processo segue por aquele caminho, ignorando os demais. Dessa forma apenas uma das condições apresentadas no gateway exclusivo pode ser verdadeira. Um dos fluxos do gateway pode ser definido como default. Esse será o fluxo a ser seguido caso nenhuma condição seja verdadeira.
- Gateway Inclusivo – O gateway inclusivo é semelhante ao exclusivo, sendo que a diferença está no fato de que mais de um fluxo pode ser seguido caso mais de uma condição seja verdadeira. As condições verdadeiras dão origem a fluxos paralelos. Também pode ser definido um caminho default, usado quando nenhuma das demais condições é verdadeira. Uma vez utilizado um gateway inclusivo para dividir o fluxo outro gateway inclusivo deve ser usado para unir o mesmo novamente. Esse gateway inclusivo aguarda o término da execução de todos os fluxos que tiveram condições verdadeiras no gateway inclusivo que dividiu o fluxo.
- Gateway Paralelo – Um gateway paralelo é usado para dividir o fluxo em vários fluxos paralelos e para sincronizar os mesmos posteriormente. Um gateway paralelo não avalia nenhuma condição. Todos os fluxos originados pelo gateway paralelo são executados de forma paralela. A sincronia desses fluxos é feita por outro gateway paralelo, que aguarda que todos os fluxos paralelos sejam encerrados para a continuidade do processo.
Instrutor José Nazareno Morais
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda