BSC Balanced Scorecard
Considerações Iniciais
A decisão estratégica resulta numa nova maneira de distribuir ou utilizar os recursos básicos da empresa. Embora nem toda decisão estratégica seja de longo prazo, necessariamente, é uma decisão de longo alcance!
OBJETIVO:
Capacitar o participante a entender e utilizar ferramentas de análise estratégica, de forma que possa contribuir no desenvolvimento dos processos de Planejamento Estratégico e de implantação do Balanced Scorecard da empresa.
Metodologia
Fundamentalmente participativa: conceitos e técnicas serão apresentados através de exposição conceitual acompanhadas de slides esquemáticos. No decorrer do curso, serão utilizados recursos variados tais como exposição de vídeos, apresentação de cases e desenvolvimento de exercícios específicos e atividades que promovem a discussão individual e em grupos, de forma a buscar a melhor assimilação de conceitos e de sua aplicação prática no dia-a-dia.
Carga-horária: 16h ou 20 horas
Programa:
GERENCIANDO A ESTRATÉGIA:
Introdução: a importância da implementação da estratégia
- Que parte do Planejamento Estratégico o BSC trata?
- O BSC e o Ciclo de Aprendizagem
- O que é Administração ou Gestão Estratégica?
- Balanced Scorecard: objetivos, conceitos e processo
- Relação entre missão, visão, valores e estratégia
Traduzindo a Estratégia
- Partindo das estratégias geradas pelo modelo SWOT
- Transformando as estratégias em objetivos estratégicos de cada área da organização
- Mapas Estratégicos e suas perspectivas
– Perspectiva Financeira: a dimensão do crescimento da receita e da produtividade
– Perspectiva do Cliente: baseada na proposição de valor diferenciada.
– Perspectiva Interna : baseada na criação de valor por meio dos processos internos.
– Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: alinhamento dos ativos intangíveis com os tangíveis
Exemplos de mapas estratégicos reais de:
– Empresa Privada – Gerdau,
– Serviço Público – Receita Federal,
– Empresa Estatal – Petrobras,
– ONG – Sociedade Brasileira para Gestão do conhecimento
Alinhando a Organização
Criando Sinergia entre as Unidades de Negócio através do mapa estratégico e suas relações de causa e efeito
Aumentando a Sinergia através das Unidades de Apoio e Parcerias: os mapas estratégicos auxiliares: RH, Finanças, etc.
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