Capacitação
de Estagiários
Desenvolvido para jovens que estão iniciando suas atividades profissionais, este programa visa desenvolver competências essenciais para o crescimento profissional, como capacidade de se comunicar, assertividade, evolução da postura profissional, habilidades de relacionamento interpessoal e administração eficaz de prioridades.
Cada módulo é alinhado com a área de Recursos Humanos para promover mais sinergia com o projeto como um todo
TRILHA DE CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS
Módulo 1: MUNDO CORPORATIVO
INTRODUÇÃO: Estrutura Organizacional e Ambiente Empresarial
- Transição do Mundo Acadêmico para o Empresarial: O que muda?
- Gerir a própria carreira x atender às expectativas da empresa.
- Visão abrangente sobre o ambiente de negócios.
- Desafios de hoje no mundo corporativo.
- Percepção da cultura organizacional: valores, gestão, comunicação, comportamentos e práticas
MUDANÇAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
- O ciclo da mudança e o modelo da curva “S”
- Perigos da zona de conforto
- A resistência do indivíduo às mudanças: medo e negação.
- A “resiliência” como fator de flexibilidade pessoal e profissional.
- Formas de lidar positivamente com o processo de mudanças.
COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTOS VALORIZADOS
- Comunicação : como fator de alavancagem profissional.
- Competência emocional, autocontrole e capacidade para lidar com a diversidade (estilos)
- Orientação para resultados e inovação.
- Abertura mental e energia realizadora
DE ESTAGIÁRIO A EXECUTIVO: “o visto de entrada no mundo corporativo”
- Pilares da empregabilidade: competência, ética, relacionamentos.
- Gestão de sua própria carreira profissional.
Módulo 2: COMUNICAÇÃO EFICAZ
NATUREZA E PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
- O “poder” da Comunicação.
- A dinâmica e os Canais de Comunicação.
- A efetividade na Comunicação, barreiras e questões críticas
- Comunicação corporativa: a evolução da comunicação empresarial.
- Como se comunicar de forma eficiente.
COMO SE CONECTAR COM ALGUÉM
- A primeira boa impressão. Dicas e atitudes facilitadoras.
- Você se expressa bem?
- O uso da linguagem não verbal.
- Como lidar com criticas?
EXPRESSÃO VOCAL e CORPORAL
- A influência sobre as relações interpessoais
- A fala e seus significados: modulação, entonação e as pausas.
- A ênfase no alongamento de vogais, a velocidade e o ritmo.
- A voz e seus significados: qualidades vocais, tom, intensidade e a articulação
- A gesto e a expressão facial: reforço da informação
COMUNICAÇÃO ESCRITA
- Todo texto e uma ação de comunicação estratégica
- O que o cliente espera dos nossos textos
- Como produzir textos persuasivos.
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO VOCAL E GESTUAL
- Exercícios com Filmagem para autoavaliação.
Módulo 3: POSTURA PROFISSIONAL
ETIQUETA EMPRESARIAL
- O que é etiqueta e como se aplica às empresas?
- O que as organizações valorizam nos Colaboradores no âmbito da etiqueta:
– Pontualidade: evitando estresse do atraso.
– Cordialidade: “criando um ambiente positivo”
– Atitudes de sucesso: discrição, bom humor, controle emocional.
ETIQUETA E ELEGÂNCIA
- Telefone (Celular e fixo): O que é aceito e o que é adequado no cotidiano das organizações.
- Cuidados com a exposição nas redes sociais.
- Comunicação: expressões e gírias que devem ser evitadas.
- Os detalhes que fazem toda a diferença.
POSTURA PROFISSIONAL: “no trabalho em equipe e demais relações profissionais”
- Revisando regras básicas: comportamento social e empresarial
- Dicas de etiqueta no relacionamento interpessoal: modo de falar, cumprimentos, atenção no olhar e postura
- Como criar um clima de proximidade: evitando a intimidade excessiva.
- Utilizando o bom humor: evitando o constrangimento.
APRESENTAÇÃO PESSOAL
- Padrão de apresentação pessoal x cultura da empresa.
- Aprimorando sua imagem pessoal:
– Vestimenta: o que é adequado e o que deve ser evitado. Principais cuidados no dia a dia. - Aspectos de Organização: ser e parecer organizado com sua mesa, seu ambiente de trabalho.
Módulo 4: ADMINISTRAÇÃO DE PRIORIDADES
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E PRIORIDADES
- Urgente, Importante ou Circunstancial?
- Matriz de Priorização PRC.
- Critérios para definição de prioridades com foco em resultados sustentáveis.
– Projetos / Atividades de Rotina / Crises e Resolução de Problemas. - Viés do presente: foco no agora versus foco no depois.
DESPERDIÇADORES DE TEMPO
- Como enfrentar, de forma sistêmica, os desafios da administração do tempo na empresa, tais como:
– Excesso de e-mails e de informações.
– Desorganização do ambiente de trabalho.
– Interrupções constantes, entre outros…
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE
- Técnicas de planejamento e organização da agenda e das demandas de trabalho:
– Relação 20/80.
– Flow e Técnica do Pomodoro.
– Lista de Tarefas. Checklist.
COMO CONSTRUIR NOVOS HÁBITOS
- Força de vontade e disciplina.
- Como vencer a procrastinação.
- Plano de Ação individual.
Módulo 5: NEGOCIAÇÃO INTERPESSOAL
NEGOCIAÇÃO: Conceitos Fundamentais
- O que é Negociação. O que é conflito
- Aspectos culturais.
- Conceitos – Poder, Tempo e Informação.
- Superando o “Não”. Facilitando o “Sim”.
OS ESTÁGIOS DA NEGOCIAÇÃO
- Estágio Preliminar.
- Abertura / Exploração / Fechamento.
- Reconstrução.
PREPARAÇÃO ESTRATÉGICA DA NEGOCIAÇÃO
- O planejamento, conhecer a outra parte, conhecer o assunto
- Estabelecendo rapport- Estabelecer confiança, tom e ritmo de voz, postura
- Mapear os estilos de negociação e saber lidar com diferentes estilos.
- Desenvolvimento de um roteiro de negociação estratégica
NEGOCIAÇÃO BASEADA EM PRINCÍPIOS. Método de Harvard – 4 Pontos Fundamentais
- Pessoas: Separe as Pessoas do Problema.
- Interesses: Concentre-se nos Interesses, Não nas Posições.
- Opções: Invente Opções de Ganhos Mútuos.
- Critérios: Insista em critérios objetivos.
O NEGOCIADOR EM AÇÃO
- Características do bom negociador.
Módulo 6: CIRCUITO DE COMPETÊNCIAS
A LCM propõe o desenvolvimento do CIRCUITO DE COMPETÊNCIAS onde serão exercitadas e reforçadas as competências e valores essenciais destacados pela empresa, bem como promoverá uma maior sinergia e integração entre as áreas e equipes da empresa.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
Integrar e envolver os participantes através de atividades vivenciais, onde serão expostos a desafios, promovendo o exercício dos valores:
- RELACIONAMENTO E ESPÍRITO DE EQUIPE
- ENGAJAMENTO E COMPROMETIMENTO
- FOCO EM RESULTADOS
- COMUNICAÇÃO E MOTIVAÇÃO
- RESILIÊNCIA E LIDAR COM MUDANÇAS
EQUIPE COM FORMAÇÃO ESPECIALIZADA
A condução das atividades estará sob a responsabilidade de profissionais experientes com formação e capacitação adequadas ao uso desta metodologia.
MECÂNICA DO EVENTO
- O espaço será dividido em 4 ESTAÇÕES onde acontecerão as atividade do Circuito.
- Cada ESTAÇÃO terá uma atividade com foco nos valores a serem trabalhados.
- Em cada ESTAÇÃO, haverá 1 Consultor para orientação da atividade e processamento dos conceitos utilizados, focando os
- respectivos valores.
- O Grupo será organizado em 4 equipes. Cada equipe deverá realizar 3 atividades.
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