Método utilizado com o objetivo de melhorar a gestão empresarial que consiste em uma análise sem interrupções de estudos comparativos, cases, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, as quais são reconhecidas como líderes de mercado.
Esse estudo mostra formas diferentes de lidar com situações e problemas semelhantes a que outras organizações já vivenciaram, e assim, contribui para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e indica as práticas de sucesso para uma situação particular.
TIPOS DE BENCHMARKING
- Benchmarking Governamental – Compara eficiência das políticas, em âmbito geral, entre países.
- Benchmarking Setorial – Compara a eficiência entre os setores de atividade e os analisa também internamente.
- Benchmarking Interno – Compara a eficiência entre funções que tem o mesmo objetivo em setores diferentes da empresa.
- Benchmarking Competitivo – Compara a empresa com as concorrentes, mostrando diferenças no desempenho produtivo, na expansão de mercado e finanças.
- Benchmarking Funcional – Analisa uma função ou processo específico, não sendo necessário compará-la somente com as empresas concorrentes.
- Benchmarking Estratégica – Estuda os processos gerais das empresas independentemente de seu ramo de atuação. Esses processos participam, em sua maioria, de todos ou quase todos os setores da organização, como por exemplo, a produção de um item ou a logística de entrega de um produto.
ETAPAS DO BENCHMARKING
1) PLANEJAMENTO
- Identificação dos processos ou atividades para melhorias;
- Criação de critérios e indicadores mensuráveis dos processos em atividade;
- Definição das empresas colaboradoras.
2) COLETA DE DADOS
Obterá maior quantidade de informações sobre as instituições é fundamental, meios como, jornais, revistas, pesquisas, bancos de dados, publicações das próprias organizações e internet são as formas mais indicadas para coleta. Após esse início a empresa interessada deve obter mais detalhes em cada instituição parceira, utilizando, por exemplo:
- Pesquisas com questionários qualitativos e quantitativos;
- Reuniões com gestores das organizações para conhecimento dos seus projetos.
3) ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DE BENCHMARKING
Todos os setores a serem comparados devem estar organizados de forma que parâmetros previamente estipulados na fase do planejamento possam ser usados. Essa etapa é semelhante à matriz de priorização que será abordada mais adiante, mas o fundamento é criar uma pontuação para medir a importância do setor e da mudança que nele irá ocorrer. A comparação deve ser feita nessa etapa e o aperfeiçoamento das atividades definidas no relatório de benchmarking, o qual deve ser distribuído em toda instituição.
4) PLANO DE MUDANÇAS
Essa etapa é semelhante ao plano de ação que será abordado mais adiante, nela devem-se indicar os líderes dos setores que irão gerenciar a execução das mudanças nas atividades previstas no roteiro, elaborar e executar metas, adaptar conceitos a realidade da organização e estipular prazos. Os líderes têm a liberdade de formar o seu grupo de apoio, porém é aconselhável que todos os funcionários do setor participem, mesmo que seja em posições de menor grau de importância, pois todo o apoio é fundamental em uma conjuntura de mudanças.
5) AVALIAÇÃO E CONTINUIDADE
Após as mudanças terem sido feitas a sua avaliação deve ocorrer. O sucesso ou não deve ser comparado com o efeito que os indicadores proporcionaram nas outras empresas. Além disso, independentemente do resultado a continuidade do processo de benchmarking é de fundamental importância para a constante atualização e melhoria de todos os processos relacionados a organização.
Instrutor Christiano Andrade
Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda