Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Vivendo na velocidade do pensamento

Bill Gates em 1997 ministrou uma palestra na Microsoft sobre a era digital mostrando alguns “como”:

  • como pode a tecnologia ajudar a administrar melhor as empresas de hoje?
  • como ela irá transformar os negócios?
  • como ela pode ajudá-lo a ser um vencedor dentro de 5 a 10 anos?

Um número excessivo de profissionais da alta administração parece admitir como inevitável a pouca agilidade das informações. As pessoas acostumaram-se tanto a viver sem a informação na ponta dos dedos que não percebem o que estão perdendo. Um dos objetivos desta palestra era que esses executivos   passassem a exigir um fluxo de informação que lhes desse um conhecimento rápido, e tangível, do que está realmente acontecendo com seus clientes.

Observa-se que as empresas fizeram um investimento significativo em TI. A empresa típica fez 80% de investimento em tecnologia, contudo está obtendo apenas 20% dos benefícios. Há uma falta de visão do uso potencial da tecnologia para levar a informação certa, rapidamente, a todos na empresa.

Na era digital, o termo “conectividade” assume um significado mais amplo do que simplesmente pôr duas ou mais pessoas em contato. A Internet cria um espaço universal novo para o compartilhamento de informações, a colaboração e o comércio.

Esses padrões emergentes de hardware, software e comunicações reformularão o comportamento dos negócios e dos consumidores:

  • as pessoas usarão regularmente os PCs no trabalho e em casa;
  • o correio eletrônico estará conectado à Internet, e as pessoas carregarão consigo dispositivos digitais com suas informações pessoais e comerciais;
  • novos aparelhos surgirão de tal modo que – textos, números, voz, vídeos – serão digitais;
  • serão criadas equipes virtuais interdepartamentais que possam compartilhar conhecimento e aproveitar umas as ideias das outras em tempo real, mundialmente;
  • cada processo em papel será convertido em processo digital.

SISTEMA NERVOSO DIGITAL

Equivale ao sistema nervoso humano, que proporciona um fluxo de informações bem integrado, dirigido para a parte certa da organização, no momento oportuno, podendo detectar rapidamente os desafios dos concorrentes e as necessidades dos clientes. As empresas que terão sucesso na próxima década são aquelas que utilizarem as ferramentas digitais para reinventar sua maneira de trabalhar.

Um sistema nervoso digital permitirá que você faça negócios à velocidade do pensamento – a chave para o sucesso do século XXI.

Para obter todos os benefícios da tecnologia, os líderes empresarias terão de dinamizar e modernizar seus processos e suas organizações. O objetivo é tornar os reflexos da empresa quase instantâneos, e fazer do pensamento estratégico um processo interativo, sempre em andamento – não algo feito a cada 12 ou 18 meses, separado do fluxo diário dos negócios.

Os profissionais do conhecimento são o cérebro da empresa. Se estiverem desconectados de seus dados como poderão ter poder?

Você pode dar responsabilidade e autoridade às pessoas, mas sem informação elas ficam impotentes. O conhecimento é a ferramenta definitiva do poder.

O mundo digital está ao mesmo tempo forçando as empresas a reagir às mudanças e dando-lhes as ferramentas com as quais poderão ficar à frente delas. A tecnologia da informação é a única maneira de ter reflexos suficientemente rápidos para conectar a estratégia dos negócios a uma resposta organizacional.

Sempre que há mudança, há boas oportunidades. Portanto, é fundamental que uma organização fique energizada, em vez de paralisada.

 

 

Jack Welch, diretor executivo da General Eletric

Bibliografia: Empresa na velocidade do pensamento – Com um sistema nervoso digital Bill Gates – Companhia das Letras 1999.