Ao aprender a usar corretamente o microfone, você aproveitará o seu potencial e o transformará em ótimo colaborador para a sua voz e para sua comunicação.

Cada tipo de microfone tem sua sensibilidade e requer uma distância apropriada da boca para ser bem aproveitado. De maneira geral, não deixe o microfone muito baixo, porque dessa forma ele não captará convenientemente o som da sua voz. Por outro lado, se o deixar muito próximo da boca, além de “estourar” o som, ele poderá se transformar em obstáculo entre você e o público, impedindo que os ouvintes vejam o seu semblante.

Como orientação geral, mantenha o microfone a uns dez centímetros da boca. A partir desse ponto, você vai se aproximar ou se afastar, de acordo com a sensibilidade.

Microfones colocados em pedestais – Os microfones colocados em pedestais, apesar de antigos, ainda são muito usados. Seus suportes, de maneira geral, possuem três mecanismos de ajuste: dois para levantar ou abaixar a haste e regulá-la de acordo com a altura do orador e outro, no próprio local onde eles são encaixados, para posicioná-los com facilidade na distância mais apropriada da boca.

Os pedestais de mesa ou usados nos tribunais normalmente possuem uma haste flexível que permite o melhor posicionamento do microfone quando a dobramos para frente ou para trás. No caso de a haste ser rígida, tome o cuidado de trazer todo o pedestal para perto de você.

Como segurar o microfone – Os cuidados para segurar o microfone são os mesmos que se recomendam quando colocados em pedestal. Ao segurá-lo, faça do seu braço uma espécie de pedestal. O braço cuja mão segura o microfone ficará imóvel, para que este não se afaste da boca e possa captar bem o som, enquanto o outro estiver sendo utilizado para a gesticulação.

Não se comporte como alguns oradores que, ao optarem por segurar o microfone, no entusiasmo de sua exposição se esquecem do aparelho e acabam usando os dois braços para gesticular, impedindo, assim, que as pessoas ouçam as palavras.

Para posicionar bem o microfone, basta estender o braço ao longo do corpo e, em seguida, dobrá-lo, levantando a mão para que se aproxime da boca. Dessa forma, você encontrará a distância apropriada.

Microfone na lapela – O microfone de lapela é outro tipo útil e o mais indicado, sobretudo quando você precisar ou puder se movimentar na frente do público. Esses pequenos microfones que, em sua maioria, possuem grande campo de ganho, captam o som da voz a distâncias maiores. Contam com dispositivos para prendê-los na lapela do paletó.

Quando estiver com um microfone de lapela, tome cuidado para não fazer comentários que não desejar que o público ouça, pois, por mais baixo que você fale, sempre haverá o risco de o público ouvir.

Procure não falar quando se abaixar. Isso no caso de você utilizar o microfone de lapela para fazer uma apresentação que exija que se abaixe com frequência para consultar anotações ou teclado do computador colocado em mesa baixa. Esse cuidado deve ser tomado porque a boca estará muito próxima do microfone e provocará alterações no volume do som, o que pode ser irritante para os ouvintes.

 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos