Existem várias metodologias para desenvolver um Planejamento Estratégico. Entretanto, as células de cada plano são sempre os Modelos Estratégicos. Muitos deles são comuns a todos os planejamentos. Modelos Estratégicos são ferramentas de análise que funcionam como lentes de aumento: Permitem examinar melhor uma determinada situação (nitidez); permitem ver melhor as correlações existentes; e propiciam uma base comum para discussões em grupo. O uso de alguns destes modelos é mandatório em qualquer metodologia de Planejamento Estratégico. A seguir, apresentamos uma sequência encadeada de ações, sob a forma de processo, acompanhadas dos respectivos modelos estratégicos, que integram uma proposta de metodologia para o processo da estratégia.

1. Estudo do ambiente da empresa:
1.1. Leitura sobre os possíveis cenários políticos, econômicos, sócio-demográfico-culturais e tecnológicos a que a empresa está submetida – Modelo: Análise PEST;
1.2. Ambiente externo (mercado) – Modelos: Definição do negócio (Quem Somos); estudo das O.T. mais comuns do mercado, Análise Estrutural da Indústria (Modelo das cinco forças de Porter mais o poder dos órgãos governamentais), definição do Sistema de Valor em que a empresa está inserida;
1.3. Ambiente interno (empresa) – Modelo: Definição da Cadeia de Valor da empresa, Forças e Fraquezas de cada macroprocesso da Cadeia de Valor;

2. Formulação das estratégias da empresa:
2.1. Definição da Missão e da Visão da empresa – Modelo: O que, para quem e com qual diferencial;
2.2. Formulação das diretrizes ou objetivos gerais da Holding da empresa (se houver) – Modelos: Estratégias Corporativas Direcionais; Matriz GE-Mckinsey;
2.3. Geração das estratégias da empresa – Modelos: SWOT (a partir do cruzamento das oportunidades e ameaças do modelo O.T. e da Análise Estrutural da Indústria, com as forças e fraquezas detectadas na Cadeia de Valor); definição dos Fatores Críticos de Sucesso;

3. Testes de cada uma das estratégias formuladas:
3.1. Teste de Consistência entre as estratégias formuladas;
3.2. Teste de Consonância da estratégia com as demandas do mercado;
3.3. Teste de Vantagem Competitiva de cada estratégia;
3.4. Teste de Viabilidade econômico-financeira de cada estratégia;

4. Implementação das estratégias aprovadas nos testes:
4.1. Desdobramento de cada estratégia em objetivos estratégicos – Modelos: Balanced Scorecard; Matriz BCG; Matriz de Ansoff;
4.2. Relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos a empresa – Modelo: Mapa Estratégico do BSC;
4.3. Desdobramento dos objetivos estratégicos em planos de ação – Modelos: Vetores Estratégicos do BSC; 5W e 2H;
4.4. Acompanhamento de cada ação do plano, visando alcançar os objetivos estratégicos – Ferramentas de automação do Planejamento Estratégico, como os sistemas Digital Cockpit; SPM; Hyperion ou outros.

São 14 passos em 4 blocos distintos, 14 modelos estratégicos, 4 testes e um software de acompanhamento que compõem um processo interessante para um Planejamento Estratégico bem-sucedidos.
 

Instrutor Walter Gassenferth

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial

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