Elogiar da maneira certa, pelo motivo certo, no momento certo, costuma ser uma habilidade mal desenvolvida e subutilizada. O elogio é importante e motiva a pessoa a continuar fazendo sua atividade com mais satisfação. Então, elogie!
Com muita frequência, nos esquecemos de elogiar, uma vez que estamos ocupados demais ou atuamos em culturas em que a crítica é a norma. Com igual frequência, elogiamos de maneira vaga e inadequada, como: “Você é um dos melhores de minha equipe”, e na maioria das vezes elogiamos antes de despejar mais trabalho sobre o funcionário! Vamos então analisar os três aspectos mais importantes desse assunto:

1. POR QUE ELOGIAR
A razão fundamental para fazer um elogio é reconhecer um bom desempenho e assim encorajar a continuidade desse bom desempenho. Praticado com eficácia, um elogio requer menos de um minuto, e é um tempo muito bem aplicado.

2. QUANDO ELOGIAR
Existem três ocasiões em que deve ser feito um elogio:

  • O trabalho atinge o padrão combinado/ informado / orientado, pela primeira vez.
  • O trabalho excede um padrão exigido. Elogiar os “astros”, as pessoas que apresentam um desempenho acima do esperado, encorajam-os a continuar assim.
  • O trabalho é satisfatório por um longo período. Existem aqueles que têm um desempenho que mantém o padrão exigido por um longo período. Eles podem ser negligenciados e sentirem-se desprezados, então elogiá-los mensalmente ou bimensalmente produz excelentes resultados.

3. COMO ELOGIAR
Veja uma sequência:

  • Comece delineando o desempenho que quer elogiar, “Ana, gostaria de conversar com você sobre o relatório que você preparou sobre as últimas três semanas.”
  • Cite um exemplo (ou exemplos) especifico do desempenho individual. “Estou impressionado com o fato de que você colocou as recomendações na frente do relatório, de modo que eu pudesse considerar imediatamente as decisões que precisamos tomar”.
  • Mencione as qualidades pessoais. “Também reparei que você dedicou uma porção de horas extras para cumprir o prazo, e que você foi persistente em obter informações dos gerentes que não foram especialmente acessíveis”.
  • Comente sobre como isso favorece a realização dos objetivos globais da equipe. “O relatório vai ser usado como parte de nossa tomada de decisão na reunião executiva na próxima semana”.
  •  AGRADEÇA.

Isso é curto e direto ao ponto e ressalta as qualidades e habilidades específicas que você quer que sejam mantidas. Acima de tudo, ao especificar os detalhes necessários para elogiar pelo bom desempenho, você esta mostrando interesse pelo funcionário direto, o que também é altamente motivador. Os líderes que elogiam na base de “Você é um astro” não compreendem que a falta de dados específicos significa que eles não observaram e não demonstram verdadeiro interesse. Essa forma de elogio, especialmente se repetitiva, desmotiva.

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos