A concentração é de fundamental importância para o aprendizado e para a realização das tarefas cotidianas (no trabalho ou em casa).
Você costuma multitarefar? Isto é, tentar executar várias atividades simultâneas?
Você tem dificuldade em falar abertamente com seus colegas e superiores quando eles estão interrompendo sua concentração e atrapalhando seu trabalho?
Você gosta de imaginar que seus colegas valorizam sua versatilidade e habilidade em lidar com várias tarefas e projetos ao mesmo tempo?

Concentre-se com música
Você tem dificuldade em se concentrar numa atividade ou tarefa? Tente ouvir música enquanto trabalha. Você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música tranquila que você goste e o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a música barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar ouça sempre a música que o ajuda a se concentrar. Isso criará uma “âncora auditiva” e o colocará em estado de concentração muito mais rápido.

Operação Shutdown
Poucos conseguem se concentrar num ambiente tumultuado e repleto de distrações. Sempre que necessário procure um local isolado e livre de interrupções para trabalhar em tarefas e projetos realmente importantes. Desligue o celular e o telefone. Feche a porta e não abra até terminar sua tarefa atual. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções mais sucesso terá na sua concentração.

Franqueza não é sinônimo de falta de educação
Ao explicar para um colega o motivo que lhe impede de interromper a atividade que está realizando para atendê-lo, seja assertivo, educado, firme e gentil.
Quando for inevitável a interrupção, atenda as pessoas em pé, tentando abreviar o contato. Tome a iniciativa de se despedir, mencione o seu próximo compromisso e pergunte a pessoa quando poderão se encontrar novamente.

Dê o exemplo
Evite interromper seus colegas e subordinados. Respeite a necessidade de concentração que todos precisam para realizar os seus trabalhos.

Reserve alguns períodos para atendimento não programado
Assim, seus colegas vão evitar procurá-lo em horários inconvenientes. Atender clientes, parceiros, colegas, subordinados e secretárias em horários determinados facilita sua administração do tempo.

Agrupe suas ligações
Procure agrupar suas ligações em 2 ou 3 blocos diários. Após uma ligação telefônica, levamos em média 25 minutos para focar nossa atenção em outra tarefa. Quando fazemos ligações dispersas ao longo do dia desperdiçamos até 2 horas de trabalho.

 

Instrutor Sérgio Guimarães

Consultor associado da LCM Treinamento Emrpresarial Ltda 

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